Compartilhar Inscreva-se

Descubra a relação entre a transformação digital e a gestão tributária

Descubra a relação entre a transformação digital e a gestão tributária

transformação digital e gestão tributária estão caminhando juntas para otimizar os processos na apuração dos tributos. Dessa maneira, as empresas têm feito seus serviços com mais agilidade, praticidade e segurança.

A área fiscal sofre alterações com frequência, o que a torna complexa e gera um trabalho exacerbado dos profissionais do setor. Para otimizar tudo isso, essas atividades estão sendo automatizadas para que sejam mais seguras, assertivas e que os profissionais tenham mais tempo livre e possam se dedicar aos trabalhos intelectuais.

Diante desse contexto de mudanças, veja neste post como a transformação digital está mudando a tributação brasileira. Boa leitura!

Entenda o cenário atual da transformação digital e gestão tributária

As empresas estão despertando para o tema e para a importância da transformação digital na gestão tributária. Isso se dá, entre outros motivos, pelo governo que passou a exigir adaptações do mundo empresarial, modificando a maneira com que atua na administração fiscal, informatizando os processos e munindo os órgãos fiscalizados de tecnologias.

Além disso, um mercado cada vez mais competitivo, com oscilações constantes e negociações acirradas, exigem um altíssimo nível de controle das empresas, e um poder de negociação cada vez maior. O que torna imprescindível a agilidade dos processos tributários, para a rápida tomada de decisões.

As inovações estão sendo bem vistas pelos tributaristas, uma vez que, no passado, os profissionais precisavam trabalhar com um grande volume de papéis e, em sua maioria, manualmente, acarretando em erros e entrega de informações ao fisco fora do prazo. Atualmente, com a entrada da tecnologia na área tributária, conseguem atender às datas do Fisco pelas plataformas digitais do governo, tendo, assim, mais capacidade analítica e estratégica das informações do negócio.

Ademais, com as informações aos olhos dos gestores, podem ser medidos os erros e acertos, melhora de produtos, aumento de vendas, redução de custos, desenvolvimento e efetivação do planejamento tributário, bem como o estreitamento do relacionamento contador e cliente.

Veja algumas mudanças de processos

Os escritórios e os departamentos de contabilidade trabalham com softwares e plataformas específicas para a realização dos trabalhos, garantindo a segurança das informações e armazenando os documentos em “nuvem”.

Para acessá-los, basta uma senha e alguns cliques. Inclusive, a emissão de notas fiscais e boletos é feita por meio online aos clientes, com a assinatura digital. Outra alteração ocorreu na autenticação, na recepção, na validação e no armazenamento das obrigações acessórias, que são todas digitais.

Além disso, o manuseio de papeis não é mais necessário, uma vez que as plataformas digitais dos softwares oferecem integração direta com as informações dos documentos ficais, ou ainda, entre um e outro software.

A integração das informações tributárias à transformação digital, traz consideráveis melhorias aos processos fiscais, resultando, ainda, em benefícios financeiros e aumentando a produtividade dos colaboradores.

Envie as informações online

Uma vez que as organizações estejam integradas aos meios virtuais, a troca de informações ocorre de maneira online desde a mensuração até a análise de dados e indicadores de desempenho.

Além disso, você, seu contador e seus parceiros, podem dividir plataformas digitais com informações importantes para ambos, sem a necessidade de envio de relatórios físicos.

Saiba as tecnologias que movem a transformação digital tributária

A transformação digital na área tributária deve ser feita com bastante cuidado e atenção, pois envolve uma serie de informações e dados do seu negócio. Para isso, faça parcerias com empresas de tecnologia da informação, para que elas criem as soluções tributárias necessárias à sua empresa e em conformidade com as leis fiscais dos governos.

Elas conhecem as ferramentas e equipamentos corretos para o seu negócio. Não existe um sistema pronto que se adéque à sua empresa, será preciso estudar suas particularidades junto ao seu contador e equipe fiscal, para fazer os ajustes e aproveitar ao máximo as inovações digitais. Envolver seu contador nesse processo, é crucial para alcançar suas metas e objetivos.

A transformação digital e a gestão tributária trarão benefícios coletivos. Com isso as empresas poderão prever os riscos no departamento operacional e os gestores reduzirão custos, aumentarão a produtividade e investirão em novos recursos.

Qual a sua opinião sobre a transformação digital na área tributária? Compartilhe o post nas redes sociais e leve essa informação a seus colegas!

Compartilhe
Dome Expertise Tributária

Dome Expertise Tributária