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Soft Skills: como se destacar dos demais?

Soft Skills: como se destacar dos demais?

Resiliência, empatia, colaboração, comunicação, conhecidas também como soft skills, são competências imprescindíveis para o alcance do sucesso pessoal e profissional.

A maior parte delas, como você pode imaginar, são baseadas na inteligência emocional e distinguem claramente as pessoas incríveis, que são consideradas acima da média, das que possuem dificuldade em alcançar seus objetivos.

Neste artigo, mostraremos o que você precisa saber para desenvolver as soft skills e os impactos positivos que elas podem trazer para a sua vida profissional e pessoal. Acompanhe!

Qual a diferença entre soft skills e hard skills?

As hard skills são características relacionadas a área de atuação dos profissionais, e podem ser desenvolvidas através de treinamentos, cursos específicos, técnicos e de graduação de curta ou longa duração.

Em outras palavras, as hard skills são as informações que um profissional insere em seu currículo físico, no seu perfil do LinkedIn ou que destaca verbalmente em um processo de seleção. Nesse sentido, elas são características concretas, quantificáveis de acordo com o aprendizado obtido pelo profissional.

As soft skills, por outro lado, são um conjunto de competências fundamentais que estão relacionadas, especialmente, ao comportamento humano. Complexas, requerem empenho e dedicação em seu desenvolvimento e são consideradas essenciais para o alcance de objetivos na carreira.

Um bom profissional precisa desenvolver e empregar suas habilidades comportamentais no seu desenvolvimento e no da sua equipe. Um dos melhores exemplos de soft skill, possivelmente, é a inteligência emocional, isto é, a capacidade de aprender a lidar adequadamente com as suas próprias emoções, utilizando essa energia ao seu favor, desenvolvendo relações saudáveis e cooperação, que facilitam o ganho mútuo no dia-a-dia.

Assim, independentemente da posição ocupada, é necessário desenvolver essas características para conseguir alcançar os objetivos profissionais. Essas habilidades saltam aos olhos em processos seletivos e entrevistas de emprego.

Para o êxito do profissional é necessário que tanto as soft skills quanto as hard skills sejam desenvolvidas, conhecer a área de atuação e suas necessidades é fundamental para o profissional se prepare adequadamente e desenvolva um plano contínuo de aperfeiçoamento.

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Qual a importância das soft skills para a carreira?

Coma evolução da sociedade, competências comportamentais vêm sendo mais buscadas pelas empresas no mundo inteiro. Isso ocorre pelo fato de os ambientes empresariais serem compostos por pessoas que têm características emocionais muito distintas. Nesse caso, o profissional que possuir soft skills desenvolvidas consegue alinhar todos com os objetivos da empresa e possibilitar que seja entregue o melhor desempenho de uma equipe, sem que seja necessário tomar atitudes que contrariem ou desanimem os colaboradores.

Pessoas com essas características tendem a se sair muito bem em funções que exigem gestão e, principalmente, o contato com o público. Além disso, esse tipo de profissional é aquele que, efetivamente, “veste a camisa da empresa” e trata o negócio como se fosse seu. Afinal, ele realmente se sente parte do empreendimento. Assim, se desempenhar bem o seu trabalho, a empresa crescerá e garantirá crescimento em sua carreira.

Outro fator que precisa ser mencionado é que as pessoas que possuem soft skills desenvolvidas, geralmente, são mais produtivas, e isso é visto com bons olhos por parte dos gestores ou donos de empresas.

Como desenvolver e aperfeiçoar as soft skills?

Como você pode perceber, as soft skills são um grande diferencial para um profissional que pretende crescer na carreira. Além disso, o próprio gestor que lida com o público deve desenvolver essas habilidades, para mostrar empatia a seus clientes e conseguir ganhar a preferência das pessoas.

Portanto, é fundamental que você, independentemente da posição em que se encontra no momento, saiba desenvolver as soft skills. Vamos dar algumas dicas nos próximos tópicos. Continue lendo!

Descubra como se autorregular

O primeiro passo é aprender a controlar suas emoções ou a se autorregular. Se você fizer isso da maneira certa, perceberá que vai ser mais simples se recuperar de um momento de stress, tudo de forma rápida e tranquila.

Assim, quando sentir uma emoção forte surgindo, você poderá se tornar mais consciente dela, nomeá-la e, saber como reagir, possibilitando que você tenha clareza sobre determinadas situações e evite tomar decisões equivocadas com base na emoção.

Consequentemente, você será mais racional e eficaz em suas deliberações, demonstrando confiança e segurança aos seus líderes e liderados.

Saiba gerenciar seu próprio tempo

Quando você for interrompido por alguma atividade, questionamento ou outro motivo, faça uma pergunta para si mesmo: isso pode esperar alguns minutos? Fazendo isso, você terá mais clareza se o problema é urgente ou não.

Isso fará com que você tenha a gestão do seu próprio tempo nas suas mãos. Assim, não perderá o foco nas atividades por ter que atender a outras pessoas, nem terá que “apagar incêndios” que podem ser controlados por outros profissionais ou que não demandam tanta atenção no momento.

Invista em uma cultura de feedbacks

Por fim, você também precisa criar uma cultura de feedbacks, solicitando-os com uma certa frequência. Aqui, o objetivo principal é desenvolver as suas soft skills. Além de isso passar uma sensação de empatia, também pode fornecer uma série de informações valiosas sobre a forma como você vem gerenciando sua equipe ou executando suas funções.

Ao seguir esses passos, você conseguirá desenvolver algumas das soft skills mais importantes e poderá aproveitar todos os benefícios proporcionados por elas, tornando-se um profissional altamente valorizado e se destacando no seu meio de atuação.

Gostou deste artigo? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma opinião a acrescentar? Então, deixe um comentário logo abaixo!

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