Compartilhar Inscreva-se

Potencialize os resultados e gere benefícios para colaboradores alinhando o propósito e os valores da sua empresa

Potencialize os resultados e gere benefícios para colaboradores alinhando o propósito e os valores da sua empresa

Alinhar os propósitos e valores da empresa e dos colaboradores é fundamental para garantir um bom relacionamento entre as pessoas que atuam no empreendimento e contribuir para o sucesso do próprio negócio.

No atual mercado, as pessoas é que formam as corporações e, por mais avançada que seja a a tecnologia e substitua tarefas repetitivas, ainda será necessário que pessoas desenvolvam determinadas atividades dentro da companhia.

Assim, é crucial ter em mente que esses propósitos e valores devem estar totalmente em sintonia com a própria empresa e com aqueles que atuam nela. Quer saber como fazer isso? Acompanhe este artigo!

Qual a importância do alinhamento de propósitos e valores?

Antes de qualquer coisa, é importante saber que o alinhamento organizacional trata basicamente de alinhar todos os níveis hierárquicos da empresa, fazendo com que as pessoas estejam em sintonia com o propósito e os valores do negócio.

Ao fortalecer esse tipo de conexão, o empresário terá em suas mãos o controle da cultura do empreendimento. É fundamental que esses elementos caminhem juntos, para que o negócio possa ir em direção ao sucesso.

Como conseguir esse alinhamento?

Agora que você já sabe o que é o alinhamento organizacional e a importância de manter propósitos e valores alinhados, vamos mostrar como fazer isso dentro de uma empresa. Acompanhe!

Estabelecimento da missão e da visão do negócio

Inicialmente, é necessário definir a missão e a visão do empreendimento. Ambas as representações significam as intenções da organização e a razão de sua existência. Elas servem para orientar os empregados e os gestores quanto aos objetivos que a empresa tem, guiando suas atividades (missão) e analisando o desempenho esperado pelo negócio (visão).

Definição de metas e objetivos

Esclarecer as metas e os objetivos permite que todas as pessoas tenham uma melhor noção do rumo escolhido pela organização. Também são muito úteis para verificar se ela está no caminho certo.

Com relação às metas, é necessário ter um cuidado especial. Elas precisam ser muito bem definidas e, principalmente, alcançáveis. Definir parâmetros muito acirrados e exigir que os colaboradores cumpram tais determinações, pode colocar em risco todo o alinhamento e causar um sentimento de desmotivação entre os envolvidos.

Alinhamento das atividades e comportamentos

Para finalizar, temos o alinhamento das atividades e comportamentos. Aqui, estamos falando dos principais fatores que são considerados determinantes para o desempenho do negócio.

Eles representam o que se passa no dia a dia de uma empresa, começando pelos tipos de atividades que as pessoas executam, o tempo que demoram e, até mesmo, a forma que se comportam durante essas tarefas.

Como você pôde perceber, a definição e o alinhamento de propósitos e valores é fundamental para o sucesso de um empreendimento. Agora que você já conhece esses elementos, fica mais fácil definir cada um deles, bem como identificar os pontos falhos e que precisam ser melhorados.

Se você quiser continuar aprendendo sobre outros assuntos importantes para a sua empresa, recomendamos a leitura de outro conteúdo. Nele, discorreremos sobre marca empregadora.

Compartilhe
Dome Expertise Tributária

Dome Expertise Tributária