Compartilhar Inscreva-se

O que é Consultoria Tributária?

O que é Consultoria Tributária?

Constantemente, a economia brasileira passa por grandes oscilações. Isso se dá, entre outros motivos, em virtude da alta carga tributária aplicada no país, a qual está entre as maiores do mundo.

Além de ser um sistema complexo e burocrático, atinge diretamente a rentabilidade das companhias, que, visando sua sustentabilidade, buscam novas estratégias para se manter no mercado.

É nesse cenário que entra a Consultoria Tributária.

A Consultoria Tributária irá desenhar de forma ordenada e sistemática os processos do negócio, vinculando a eles todos os reflexos tributários, orientando o empresário a minimizar os riscos nas operações e maximizar sua rentabilidade.

Mas afinal, o que é, e para que serve a Consultoria Tributária?

Os gestores enfrentam diariamente inúmeros obstáculos e dúvidas relacionadas aos tributos, e é inevitável obter as respostas desses questionamentos para uma gestão eficiente.

As informações certas trazem maior confiabilidade para a tomada de decisões, pois influenciam de maneira expressiva os rumos do empreendimento e também reduzem o risco de possíveis inconformidades com o fisco.

Nesse sentido, o trabalho do Consultor Tributário é fundamental.

Ele é um especialista externo da empresa e irá analisar minuciosamente as operações realizadas pela atividade empresarial, seus dados financeiros, fiscais e contábeis, verificando quais tributos podem influenciar na atividade, de forma estratégica.

A Consultoria Tributária tem o objetivo de regularizar o pagamento dos tributos, diretos e indiretos, e, por consequência, reduzir o custo tributário – muitas vezes pago de forma indevida – aumentando sua performance no fluxo de caixa e, mais do que isso, prevenindo eventuais autuações do fisco.

Esse trabalho é muito preciso e detalhista, e busca oferecer conformidade, bem como meios e oportunidades legais para reduzir a carga tributária.

Conheça o Diagnóstico Dome

Uma tributação adequada pode gerar um custo menor às suas mercadorias e processos, e tornar sua empresa mais competitiva no mercado.

Além disso, entre os trabalhos prestados pela Consultoria Tributária, há as atualizações oferecidas aos parceiros, isso é, um acompanhamento das mudanças legislativas e a correta interpretação de leis e normas regulatórias.

Assim, você fica sempre um passo à frente de possíveis questionamentos em relação ao fisco, previne problemas de ordem financeira, como autuações fiscais e pagamentos de tributos indevidos e pode atuar na administração de seus empreendimentos de forma mais eficaz.

Além disso, a Consultoria Tributária não oferece apenas efeitos a curto prazo, que são imprescindíveis, mas também proporciona uma redução de custos tributários a longo prazo, os quais trarão reflexos positivos na alavancagem do empreendimento no cenário econômico.

Portanto, a missão mais importante da Consultoria Tributária é encontrar o enquadramento tributário mais adequado para seus parceiros, de modo a proporcionar conformidade com o fisco, bem como adequar seus custos tributários para o que de fato é obrigatoriedade do parceiro recolher.

De maneira simplificada, a Consultoria Tributária:

  • Busca entender como as operações funcionam dentro da sua organização;
  • Analisa cada um dos processos;
  • Identifica riscos e oportunidades;
  • Apresenta as respostas e opções mais rentáveis para o seu negócio;
  • Mantém sua empresa em conformidade com o fisco;
  • Contribui para que sua empresa se torne mais competitiva no mercado.

Autora: Kailana Lamp

Compartilhe
Dome Expertise Tributária

Dome Expertise Tributária