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Marca empregadora: o que sua empresa precisa fazer para atrair os melhores colaboradores

Marca empregadora: o que sua empresa precisa fazer para atrair os melhores colaboradores

Como cliente, quando você busca um produto ou serviço, acaba avaliando uma série de fatores para decidir qual é a melhor marca, não é mesmo? Isso também acontece com os profissionais que estão procurando uma vaga de emprego para se candidatar — eles querem a melhor marca empregadora.

A imagem de uma empresa é percebida não só pelos produtos que ela vende ou pelos serviços que presta, mas também, pelo modo como seus colaboradores a percebem. É assim que a opinião dos profissionais da equipe assume uma importância primordial no dia a dia de uma organização.

Desenvolver o conceito de marca empregadora serve para que a empresa, através das pessoas, alcance seus objetivos estratégicos. Quer saber mais sobre o assunto e descobrir por que você deveria fortalecê-la? Fique conosco e confira!

O que é uma marca empregadora?

Se, por um lado, trabalhar em um lugar agradável faz com que você entusiasmadamente fale de suas experiencias, detestar o seu trabalho também é motivo para falar mal da empresa. Experiências negativas com a organização podem ser propagadas rapidamente e tomar proporções inimagináveis. É por isso que cada vez mais empresas têm se preocupado em melhorar a experiência dos colaboradores.

A marca empregadora, também conhecida como employer branding, é a imagem construída sobre a empresa que faz com que as pessoas desejem trabalhar nela. Essa construção começa com o público interno, e só então se estende aos potenciais candidatos.

Como aplicar esse conceito no desenvolvimento de pessoas?

A marca empregadora tem a ver com a identidade da empresa e com as ações realizadas para que as pessoas realmente desejem vestir a camisa da empresa. Confira agora como você pode fazer isso na sua organização.

Faça auditorias do cenário da empresa

Entender a opinião dos colaboradores e ex-colaboradores da sua empresa é fundamental para saber o que você está fazendo de bom e o que precisa ser aperfeiçoado. Este é o meio mais eficaz de descobrir como é trabalhar na organização: levantar sugestões de melhorias e entender o que mais poderia ser incorporado.

Identifique seu EVP

O Employee Value Proposition (EVP) é a proposta de valor da organização com base naquilo que ela oferece às suas equipes. Para identificar essa variável, é preciso entender como seus colaboradores percebem a missão da empresa e, principalmente, como eles acreditam que isso influencia o seu dia a dia de trabalho.

Entenda a persona do candidato

Persona é a definição do candidato ideal que a empresa quer atrair, ou seja, aquela pessoa que cairia como uma luva na cultura organizacional e que ajudaria o time a prosperar. Para traçar esse perfil, é preciso ser detalhista. Quanto mais específico você conseguir ser ao defini-lo, maiores serão as chances de elaborar estratégias eficazes para atrair essas pessoas.

Quais são as vantagens para a produtividade e o turnover?

São os colaboradores que dão à empresa uma cara, um jeito de ser. Por isso, o fator humano é essencial. Quando algo não vai bem dentro da organização, insatisfação e baixa produtividade são um dos primeiros sintomas a aparecerem.

Por isso, uma empresa que mantém o status de marca empregadora está sempre investindo no conhecimento sobre a equipe e em fatores estimulantes para o grupo, investimento em treinamento e desenvolvimento, participação em projetos, novos desafios, bonificações, são essenciais para a manutenção desse status. Nesses casos, mesmo que haja algum problema que possa ameaçar a produtividade do time, ele pode ser corrigido com agilidade e precisão.

Já o turnover é, na maioria dos casos, uma resposta a algum problema na empresa. Até certo grau, ele pode ser considerado positivo, pois oxigena a equipe e traz novas perspectivas para o negócio. Porém, taxas elevadas podem ser um indicativo de dificuldade no engajamento do pessoal.

Assim, focando no desenvolvimento da sua empresa como marca empregadora, você conseguirá entender os fatores motivacionais do público interno, sanar suas necessidades, melhorar o clima organizacional e reduzir o turnover, tudo ao mesmo tempo. Essas ações acabam beneficiando todos os colaboradores e áreas da empresa.

Se você gostou de saber mais sobre marca empregadora e quer continuar aprendendo a melhorar os processos da sua empresa, confira agora nosso texto que trata da importância da análise de dados na gestão empresarial!

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