Compartilhar Inscreva-se

Por que investir em liderança transformadora no ambiente corporativo?

Por que investir em liderança transformadora no ambiente corporativo?

A liderança transformadora é uma metodologia que faz toda a diferença no ambiente corporativo e no desenvolvimento de pessoas. Quando os gestores de departamentos e da própria empresa adotam essa estratégia na sua forma de liderar, toda a empresa é afetada de forma positiva.

Quando se gerencia com a liderança transformadora, os colaboradores atuam de forma positiva e produtiva e, consequentemente, os resultados passam a ser mais expressivos, ocasionando à empresa mais chances de crescer e se desenvolver de forma sólida e duradoura.

Neste artigo, mostraremos como funciona esse conceito e quais as características de um líder de sucesso. Acompanhe!

O que é a liderança transformadora?

Basicamente, esse conceito trata de um tipo de liderança em que o líder inspira mudanças positivas naqueles em que lidera, passando para eles uma visão clara de todos os objetivos e contribuindo para que tenham sucesso em suas atribuições.

Esse conceito foi mencionado pela primeira vez em uma obra datada de 1973 de autoria de James V. Dowton que foi denominada de “Rebel Leadership Commitment and Charisma In a Revolutionary Process” (Liderança Rebelde: Compromisso e Carisma no Processo Revolucionário).

Para o escritor, a liderança transformacional pode ser visualizada quando os líderes e seguidores se ajudam mutuamente com o objetivo de alcançar um nível mais elevado de motivação e produtividade. Dessa forma, a liderança transformacional pode ser classificada de acordo com o impacto que ela tem sobre os liderados.

Garanta que você não está pagando mais tributos do que o necessário - Converse com um especialista

Quais as características do líder de sucesso?

Agora que você já entendeu o que é a liderança transformadora, mostraremos quais são as duas características principais que um líder de sucesso precisa ter para desenvolver essa metodologia em um empreendimento. Continue lendo!

Liderança por exemplo

A primeira característica é a liderança por exemplo. Um dos principais motivos que faz esse conceito funcionar tão bem é a premissa de que os líderes devem utilizar o seu próprio exemplo como um motivador para influenciar o comportamento da equipe. Isso significa afirmar que o líder de sucesso precisa dar o exemplo para seus liderados, ou seja, ele não pode aplicar aquela máxima de “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.

Uma das coisas que mais cria conexão emocional nas pessoas é o exemplo e quando isso ocorre em uma relação de subordinação ele ganha um potencial ainda maior. Sendo assim, por meio dessa prática um líder transformador cria seu relacionamento com os colaboradores baseado em respeito e confiança.

Motivação inspirada pela sua visão

A segunda característica que deve estar presente em um líder transformacional é a utilização constante de sua visão, propósito e valores, a fim de motivar a sua equipe. Os líderes que adotam essa postura têm uma visão mais apaixonada sobre o ponto em que querem chegar e, com isso, acabam conseguindo descrever com mais clareza todas as suas metas e objetivos.

Consequentemente, os líderes transformacionais acabam influenciando os seus liderados a se sentirem com a mesma paixão e motivação, fazendo com que eles fiquem sempre focados em seus propósitos.

Assim, com os colaboradores dispondo de mais clareza sobre os objetivos e metas da organização, eles executarão suas atividades com mais motivação e determinação, visando sempre atingir os resultados que foram estabelecidos pela gestão do negócio.

Em consequência, o que ocorre é que esse sentimento é repassado de forma automática para todos os colaboradores, mesmo aqueles que não têm contato direto com o líder. A transmissão se torna como a de um vírus: uma pessoa tem contato com o líder transformacional e absorve todas as suas características; após, as repassa para o próximo que, por conseguinte, também passará adiante. Desta maneira, é criado um ciclo positivamente virtuoso na empresa.

Apesar de um líder de sucesso dispor das características acima descritas, vale mencionar que o fato de o líder transformacional desenvolver o seu intelecto, não significa que ele deva conhecer todas as áreas da empresa, afinal, isso seria humanamente impossível, tendo em vista que o líder deve se preocupar com diversas questões empresariais.

O que ele precisa, de fato, é aprender a identificar necessidades, desenvolver a sua criatividade, o raciocínio lógico e o pensamento ágil. Assim, as questões operacionais e técnicas devem ser executadas pelos profissionais contratados para essa finalidade.

Qual é o papel da liderança transformadora nas empresas?

Agora, destacaremos um pouco do papel da liderança transformadora nas empresas, bem como os benefícios que ela pode proporcionar.

O conceito da liderança transformadora tem por objetivo o desenvolvimento das pessoas. Apesar de ele focar no líder, os resultados que são obtidos interferem diretamente na qualidade e produtividade dos seus colaboradores.

A seguir, são listados alguns dos inúmeros benefícios desse tipo de processo. Veja.

Aumento na capacidade de adaptação às mudanças

Uma das primeiras vantagens que é obtida é o aumento na capacidade de adaptação frente às mudanças que, fatalmente, ocorrem em um ambiente empresarial. Muitas delas podem ser motivadas por questões de mercado ou até mesmo legais, que acabam por interferir na gestão da empresa.

Tais mudanças, geralmente, desencadeiam desconforto nos colaboradores da organização, observada a incerteza que muitos tem frente ao futuro. Porém, esse tipo de problema pode ser reduzido ou, até mesmo, praticamente, dirimido com a aplicação das estratégias de liderança transformacional. Com a execução do conceito, deixa-se claro aos colaborados as metas a serem alcançadas e os meios que serão executados para se chegar a elas. Assim, gera-se uma autoconfiança por parte dos colaboradores em relação à empresa.

Melhora no desempenho e motivação

Outro dos principais benefícios da aplicação dessa metodologia é o desenvolvimento da motivação e melhora no desempenho dos colaboradores. Consequentemente, isso favorece a oportunidade de crescimento de todos na organização, tanto na esfera profissional quanto na pessoal.

Aumento na colaboração da equipe

A liderança transformacional também possibilita um aumento na colaboração da equipe, minimizando o sentimento de competição que, na maioria dos casos, deteriora as relações entre colaboradores e gestores.

Descomplique, simplifique e não perca dinheiro. Conheça nossa consultoria

Quando o líder transformacional cria uma visão de futuro compartilhada, ele acaba, indiretamente, inspirando todos os membros da equipe para que trabalhem em conjunto, a fim de alcançar os objetivos que foram traçados. Assim, desperta em todos os liderados um sentimento de que fazem parte do negócio, sendo peças chaves fundamentais para o seu desenvolvimento.

Por fim, deve-se destacar que a liderança transformadora é uma estratégia que foca no desenvolvimento das pessoas, possibilitando que elas cresçam na carreira e, consequentemente, contribuam ainda mais para o sucesso da empresa por meio da empregabilidade de todos os seus esforços na execução de suas atividades.

Gostou dessas informações? Se quiser ficar sabendo todas as vezes que um novo conteúdo for publicado, siga nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no YouTube e no Instagram.

Compartilhe
Dome Expertise Tributária

Dome Expertise Tributária