Compartilhar Inscreva-se

Como lidar com a instabilidade das normas na legislação tributária?

Como lidar com a instabilidade das normas na legislação tributária?

A legislação tributária brasileira é conhecida como uma das mais complexas do mundo. Como se isso já não fosse o suficiente para deixar os gestores preocupados, ainda temos o fator de que ela vem sofrendo alterações com muita frequência.

Isso pode ser normal, se considerarmos o fato de que nosso país está passando por um momento de significativas mudanças políticas e econômicas. Entretanto, essas instabilidades fiscais acabam gerando muitas dúvidas e receios para os empresários brasileiros.

Nesse artigo, mostraremos algumas dicas para que você consiga lidar melhor com as mudanças que vem acontecendo e seja capaz de incluí-las em sua rotina de trabalho. Confira!

Pesquise por portais contábeis

Com a correria do dia a dia e todas as exigências e atribuições que um negócio exige, podemos afirmar que é inviável passar horas na internet buscando por informações esparsas e que, muitas vezes, podem estar incorretas e cheia de erros de interpretação.

A internet, ao mesmo tempo que possibilitou uma maior integração entre as pessoas e nos processos das empresas, também trouxe uma série de informações que podem estar frequentemente carregadas de vícios e inverdades.

Entretanto, em meio a esse emaranhado de portais, blogs e sites de conteúdos, existem aqueles que, efetivamente, divulgam informações precisas, e com alta riqueza de detalhes. Sendo assim, são esses sites que você deve procurar para garantir a atualização tributária.

Existem portais que buscam as informações sobre as alterações na legislação direto na fonte, ou seja, diretamente com os órgãos públicos ou com quem tem acesso a eles, por consequência, nesses casos, as publicações são carregadas de informações úteis e de fácil compreensão.

Nesse sentido, seu trabalho é buscar esses portais e acessá-los com certa frequência. De fato, com esse emaranhado de sites, essa pode não ser uma tarefa muito simples de ser executada. No entanto, você conseguirá garimpar e encontrar bons sites na internet que proporcionem informações valiosas sobre novidades tributárias e demais questões fiscais inerentes ao seu negócio.

Além de fazer essas buscas, você também pode solicitar indicações de outros profissionais e empresários que atuem na sua região ou que também explorem a mesma atividade. Pedir a opinião de outras pessoas, nesse sentido, é uma excelente forma de encontrar bons portais de informações fiscais e contábeis.

Inscreva-se nas newsletter desses portais

Além de encontrar e acessar portais que publiquem assuntos sobre questões contábeis e fiscais, bem como as novidades que vão surgindo, também é interessante assinar a newsletter que eles disponibilizam.

Fazer isso possibilitará que você fique sempre atualizado sobre novidades, tendo em vista que todas as vezes que uma nova postagem é feita, eles avisam aos seus assinantes por meio de suas listas de e-mail ou outras fontes de contato.

Crie o hábito de acessar sites de órgãos de fiscalização

Não há como negar, o primeiro a divulgar uma mudança na legislação fiscal sempre será o órgão que originou a alteração. Nesse sentido, vale a pena abrir os portais desses entes com certa regularidade, para ver se existe alguma notícia nova sobre mudanças na tributação das empresas brasileiras.

Por exemplo, quando algum estado lança um novo programa de parcelamento de débitos fiscais, o primeiro a noticiar, sem dúvidas, será o seu próprio portal. Assim, você já pode começar a se preparar e verificar se essa informação poderá impactar o seu negócio.

Além disso, muitos desses órgãos publicam outras matérias sobre um mesmo assunto antes de concretizarem a efetiva mudança na Lei. Isso auxilia ainda mais os gestores a irem se preparando para a mudança.

Busque auxílio em órgãos reguladores e associações

Outra dica muito interessante é buscar ajuda em órgãos reguladores, bem como associações de classe profissional. Os profissionais da contabilidade, por exemplo, zelam muito por esse tipo de relacionamento. Portanto, é muito comum encontrar organizações que prestem informações sobre mudanças na Lei em seu estado ou município.

Além dessas associações, o próprio conselho de classe também costuma fornecer informações para os profissionais da contabilidade e empresários no geral. Elas podem ser obtidas em reuniões, eventos, assembleias e, até mesmo, em seus próprios portais na internet.

Portanto, procure sempre estar próximo desses órgãos e associações para obter informações sobre as mudanças na Lei em primeira mão e, desde já, poder ir adequando a sua empresa para atender a todas elas.

Estude sobre a Legislação Fiscal

Também é importante que você dedique tempo para estudar a Legislação Fiscal vigente que está sendo aplicada ao seu negócio. Muitos empresários acabam se preocupando apenas com as novidades e mudanças da Lei e esquecem que elas são apenas adaptações para melhorar a forma que a legislação fiscal é aplicada.

Portanto, além de ficar ligado nessas mudanças, também é importante conhecer a fundo a Lei que regulamenta a apuração, recolhimento e envio de informações e dados fiscais da sua empresa. Questões como: regime de tributação, aproveitamento de crédito, alíquotas, bases de cálculos e outros conceitos são definidos nessas Leis de origem e, para entender as modificações, é necessário conhecer o significado de cada um deles.

Conte com o apoio de uma empresa especializada

Por fim, é interessante contratar uma empresa especializada em consultoria tributária. Para entender a importância desse tipo de serviço, basta pensar um pouco sobre o objetivo daqueles que o executam.

Os profissionais que compõem esses negócios estão focados especificamente na lei tributária e suas respectivas mudanças. Nesse sentido, é muito fácil entender o porquê de eles estarem sempre atentos às novidades que surgem ao longo dos anos.

Ao contar com esse tipo de apoio, você poderá receber as informações sobre mudanças na Lei em primeira mão, podendo adequar a sua empresa o quanto antes para que ela não sofra as penosas reorganizações administrativas quando alguns procedimentos fiscais precisam ser reformulados para atender a Lei.

Enfim, como você pode ver, é necessário estar por dentro das notícias acerca da legislação tributária para não sofrer com a instabilidade das normas. Mais que isso, é essencial acompanhar portais sérios e especializados no assunto, e tomar cuidado com interpretações erradas. Além desses cuidados, contar com uma empresa especializada pode ser um grande diferencial.

Gostou das dicas deste artigo? Quer saber como você pode ficar atualizado com todas as novidades do mundo fiscal? Então, entre em contato conosco. Teremos um imenso prazer em atender você e ouvir suas necessidades.

Compartilhe
Dome Expertise Tributária

Dome Expertise Tributária