A tecnologia é, verdadeiramente, muito importante para o entretenimento, a contabilidade, a mídia e o design, mas você já se deu conta do quanto ela vem transformando a vida dos profissionais do Direito? As lawtechs vêm influenciando a economia, fomentando cada vez mais o desenvolvimento tecnológico e otimizando o trabalho dos advogados.
Se você quer saber como isso reflete no seu cotidiano e entender um pouco mais sobre esse termo e sua aplicação, fique com a gente. Neste post, você descobrirá o que é uma lawtech, por que os escritórios jurídicos devem optar por essa solução, quais são seus principais benefícios e como a sua empresa pode ser beneficiada com a implementação dessa tecnologia. Boa leitura!
O que é lawtech?
Lawtech é sinônimo de legaltech, ambas se referem a uma empresa que desenvolve um produto tecnológico com finalidade jurídica ou presta um serviço de natureza semelhante. O seu nome faz uma ligação entre os termos law, que significa “lei”, em inglês, e tech, que é uma abreviação da palavra technology.
Elas, normalmente, configuram-se como startups, pois, além da veia tecnológica, contam com um produto que é escalável, ou seja, que pode tomar grandes proporções em um curto espaço de tempo. Aqui, o principal objetivo é gerar soluções inovadoras que ajudem a aperfeiçoar o trabalho dos profissionais da área.
Qual a sua aplicação?
Conheça agora as principais aplicações da lawtech no Brasil:
- analytics e jurimetria: análise de dados que ajuda a prever as decisões judiciais;
- gestão e automatização de documentos: softwares de automação de busca e gestão do ciclo de vida de processos e contratos;
- conteúdo jurídico e educação: portais de notícias, legislação e informação disponíveis para consulta;
- monitoramento de dados públicos: gestão de publicações, processos, leis e documentos;
- inteligência artificial: aprendizado de máquina por meio do uso de logaritmos;
- redes de profissionais: conexão digital entre profissionais e empresas da área;
- resolução de conflitos online: alternativa ao processo judicial oferecida pelas lawtechs.
Por que os escritórios devem se adaptar a tecnologia?
A adaptação dos escritórios jurídicos à tecnologia da lawtech é algo muito benéfico, não só para o negócio, mas também para o mercado como um todo. Ainda não conseguiu identificar por quê? Veja esses motivos:
- redução de custos tanto para o escritório quanto para o cliente;
- melhora na produtividade do departamento jurídico;
- aumento da eficiência no que diz respeito à gestão de processos e contratos;
- maior acessibilidade dos serviços jurídicos;
- geração de transparência de informações;
- organização e automatização de processos;
- criação de plataformas de resolução de conflitos online;
- agilidade na busca por documentos e jurisprudência.
Aderir ao uso da lawtech é uma maneira de se adaptar às mudanças de mercado, tornando a área do Direito mais fluida e ágil, mas com a mesma segurança e precisão.
Quais são os principais benefícios para os advogados e, por consequência, para seus clientes?
Agora, confira como a lawtech faz diferença para os advogados!
Facilita a rotina
Quem é acostumado com uma rotina repetitiva e operacional sabe o quanto é cansativo lidar com tantos cliques e rolamentos de tela todos os dias, isso sem mencionar outros processos. Apostar na lawtech é exterminar esse tipo de trabalho, terceirizando sua execução para uma solução igualmente eficiente e muito mais prática.
Automatiza a gestão de documentos
A automação da gestão funciona como um meio de os processos se moverem sozinhos. Com comando pré-programados, as etapas são acionadas conforme o estabelecido, agilizando aquelas tarefas mecânicas e repetitivas que eram feitas pelo homem. Assim, ela serve como uma complementação do trabalho.
Aumenta o faturamento
Tendo em vista os benefícios descritos, podemos dizer que a lawtech reduz significativamente o risco de erros convencionais do trabalho manual, além de aumentar a segurança nos processos. Isso impacta a satisfação dos clientes, a reputação do advogado e, consequentemente, o seu faturamento.
Como você viu, utilizar uma lawtech é um meio de melhorar a qualidade dos trabalhos que são apresentados ao tribunal e aos órgãos administrativos. Ademais, os benefícios obtidos também têm um forte impacto na entrega de valor para o cliente, que recebe soluções mais eficientes, seguras e ágeis.
É importante ainda salientar que a lawtech não veio para tirar o espaço do advogado, muito pelo contrário., ela é um meio de dar ainda mais valor e utilidade ao tempo desse profissional.
Gostou dessas informações? Quer ficar por dentro de outros conteúdos que postarmos em nosso site a partir de agora? Então, assine nossa newsletter para não perder nenhuma nova publicação!