Compartilhar Inscreva-se

Quais os benefícios da lawtech para os advogados? Como isso pode otimizar os trabalhos na sua empresa?

Quais os benefícios da lawtech para os advogados? Como isso pode otimizar os trabalhos na sua empresa?

A tecnologia é, verdadeiramente, muito importante para o entretenimento, a contabilidade, a mídia e o design, mas você já se deu conta do quanto ela vem transformando a vida dos profissionais do Direito? As lawtechs vêm influenciando a economia, fomentando cada vez mais o desenvolvimento tecnológico e otimizando o trabalho dos advogados.

Se você quer saber como isso reflete no seu cotidiano e entender um pouco mais sobre esse termo e sua aplicação, fique com a gente. Neste post, você descobrirá o que é uma lawtech, por que os escritórios jurídicos devem optar por essa solução, quais são seus principais benefícios e como a sua empresa pode ser beneficiada com a implementação dessa tecnologia. Boa leitura!

O que é lawtech?

Lawtech é sinônimo de legaltech, ambas se referem a uma empresa que desenvolve um produto tecnológico com finalidade jurídica ou presta um serviço de natureza semelhante. O seu nome faz uma ligação entre os termos law, que significa “lei”, em inglês, e tech, que é uma abreviação da palavra technology.

Elas, normalmente, configuram-se como startups, pois, além da veia tecnológica, contam com um produto que é escalável, ou seja, que pode tomar grandes proporções em um curto espaço de tempo. Aqui, o principal objetivo é gerar soluções inovadoras que ajudem a aperfeiçoar o trabalho dos profissionais da área.

Qual a sua aplicação?

Conheça agora as principais aplicações da lawtech no Brasil:

  • analytics e jurimetria: análise de dados que ajuda a prever as decisões judiciais;
  • gestão e automatização de documentos: softwares de automação de busca e gestão do ciclo de vida de processos e contratos;
  • conteúdo jurídico e educação: portais de notícias, legislação e informação disponíveis para consulta;
  • monitoramento de dados públicos: gestão de publicações, processos, leis e documentos;
  • inteligência artificial: aprendizado de máquina por meio do uso de logaritmos;
  • redes de profissionais: conexão digital entre profissionais e empresas da área;
  • resolução de conflitos online: alternativa ao processo judicial oferecida pelas lawtechs.

Por que os escritórios devem se adaptar a tecnologia?

A adaptação dos escritórios jurídicos à tecnologia da lawtech é algo muito benéfico, não só para o negócio, mas também para o mercado como um todo. Ainda não conseguiu identificar por quê? Veja esses motivos:

  • redução de custos tanto para o escritório quanto para o cliente;
  • melhora na produtividade do departamento jurídico;
  • aumento da eficiência no que diz respeito à gestão de processos e contratos;
  • maior acessibilidade dos serviços jurídicos;
  • geração de transparência de informações;
  • organização e automatização de processos;
  • criação de plataformas de resolução de conflitos online;
  • agilidade na busca por documentos e jurisprudência.

Aderir ao uso da lawtech é uma maneira de se adaptar às mudanças de mercado, tornando a área do Direito mais fluida e ágil, mas com a mesma segurança e precisão.

Descomplique, simplifique e não perca dinheiro. Conheça nossa consultoria

Quais são os principais benefícios para os advogados e, por consequência, para seus clientes?

Agora, confira como a lawtech faz diferença para os advogados!

Facilita a rotina

Quem é acostumado com uma rotina repetitiva e operacional sabe o quanto é cansativo lidar com tantos cliques e rolamentos de tela todos os dias, isso sem mencionar outros processos. Apostar na lawtech é exterminar esse tipo de trabalho, terceirizando sua execução para uma solução igualmente eficiente e muito mais prática.

Automatiza a gestão de documentos

A automação da gestão funciona como um meio de os processos se moverem sozinhos. Com comando pré-programados, as etapas são acionadas conforme o estabelecido, agilizando aquelas tarefas mecânicas e repetitivas que eram feitas pelo homem. Assim, ela serve como uma complementação do trabalho.

Aumenta o faturamento

Tendo em vista os benefícios descritos, podemos dizer que a lawtech reduz significativamente o risco de erros convencionais do trabalho manual, além de aumentar a segurança nos processos. Isso impacta a satisfação dos clientes, a reputação do advogado e, consequentemente, o seu faturamento.

Como você viu, utilizar uma lawtech é um meio de melhorar a qualidade dos trabalhos que são apresentados ao tribunal e aos órgãos administrativos. Ademais, os benefícios obtidos também têm um forte impacto na entrega de valor para o cliente, que recebe soluções mais eficientes, seguras e ágeis.

É importante ainda salientar que a lawtech não veio para tirar o espaço do advogado, muito pelo contrário., ela é um meio de dar ainda mais valor e utilidade ao tempo desse profissional.

Gostou dessas informações? Quer ficar por dentro de outros conteúdos que postarmos em nosso site a partir de agora? Então, assine nossa newsletter para não perder nenhuma nova publicação!

Compartilhe
Dome Expertise Tributária

Dome Expertise Tributária