Compartilhar Inscreva-se

Entenda como a implantação da Inteligência Artificial na área jurídica pode potencializar o seu negócio

Entenda como a implantação da Inteligência Artificial na área jurídica pode potencializar o seu negócio

Você já pensou em robôs com a capacidade de realizar tarefas que vão além de dar respostas exatas? Robôs com capacidade, por exemplo, de analisar casos jurídicos e proferir sentenças? Hoje existem softwares tão inteligentes que conseguem criar robôs com características humanas e capacidade de compreender situações empáticas, a famosa Inteligência Artificial.

Mas você sabe o que é a inteligência artificial? Também chamada de IA, é uma tecnologia capaz de captar dados, transformá-los em informações e, a partir disso, tomar decisões de forma rápida e ágil.

Uma das áreas que têm se beneficiado da Inteligência Artificial é o direito. Para que você entenda mais sobre o assunto, neste artigo, trouxemos informações imprescindíveis. Leia atentamente e confira!

Como a inteligência artificial tem evoluído na área jurídica?

Como se sabe, a demanda que existe no mundo jurídico é gigantesca e há muitos anos vem se buscando meios alternativos para solucionar a multiplicação dessa demanda.

A introdução da IA tem o objetivo de agilizar os processos, diminuindo a morosidade dos trabalhos jurídicos. Sua aplicabilidade faz com que rotinas, até então demoradas e manuais, possam ser realizadas, processadas e acompanhadas remotamente, reduzindo o tempo para a realização dessas atividades.

Diante dessa situação, veja quais as principais áreas que a IA está sendo introduzida:

Automação

Com a IA, surgiram soluções rápidas e em grande escala. A automação é um dos grandes diferenciais que tem adentrado tribunais e escritórios de advocacia. O exercício dessa prática viabiliza o acompanhamento das etapas dos processos judiciais, permitindo que os magistrados, advogados e seus clientes possam ter acesso às informações rapidamente.

Decisões judiciais

A partir do entendimento dos padrões das decisões, utilizando códigos inteligentes, a IA tem agido como instrumento na decisão das lides judiciais. Nesse cenário, é surpreendente a diferença de tempo e produtividade, pois enquanto um magistrado levaria horas para analisar um processo, os robôs realizam a mesma tarefa em minutos.

Produção de documentos

Outro fato relevante é a produção de documentos jurídicos. Do mesmo modo que aplicado aos vereditos, quando um software é programado para identificar critérios de produção, ele passa a ser capaz de produzir conteúdo, assim como os advogados.

Fundamentação de decisões

No que se refere às decisões fundamentadas, há uma grande evolução de subsídios para esse parecer. Para que tais deliberações sejam tomadas, é preciso uma série de análises documentais, utilizando diversas informações, inclusive jurisprudenciais . Só depois, é possível traçar as estratégias.

Com o auxílio da inteligência artificial, o levantamento de dados e as projeções se tornam mais efetivas. ágeis e seguras.

Quais os principais impactos da inteligência artificial na área jurídica?

Indiscutivelmente, a IA surgiu para mudar o tradicional sistema judiciário. Isso não significa que ela substituirá os advogados e juízes, mas sim, que trabalhará para otimizar os trabalhos, como ferramenta decisiva para a agilização dos processos.

Mesmo sendo implantada gradativamente, a IA já deixa consideravelmente seus impactos na área jurídica. O primeiro deles e um dos mais importantes é a redução de custos. Isso porque localiza e demonstra os acontecimentos de forma rápida, ou seja, reduz o tempo de pesquisa dos advogados e funcionários.

A inserção da IA é inevitável, não somente nas empresas, mas em todas as áreas sociais. Com isso, cabe aos escritórios de advocacia e tribunais se adaptarem às novas ferramentas e, assim, utilizá-las de forma contributiva em suas decisões.

Agora que você sabe a importância da inteligência artificial na área jurídica, compartilhe este post em suas redes sociais e possibilite a mais pessoas ter um melhor entendimento sobre o assunto e seus impactos!

Compartilhe