Compartilhar Inscreva-se

Você sabe como alavancar os resultados da sua empresa através da gestão de fluxo de caixa?

Você sabe como alavancar os resultados da sua empresa através da gestão de fluxo de caixa?

A sua gestão de fluxo de caixa é eficiente? Apesar da grande importância que esse processo tem para um negócio, muitos empresários acabam negligenciando as funções e informações que ele gera dentro de uma empresa.

Esse gerenciamento, quando feito de forma eficaz, pode trazer resultados extremamente positivos para um negócio, colocando-o em um patamar de gestão e geração de resultados muito superior a maioria dos seus concorrentes.

Pensando na importância do assunto, neste artigo, mostraremos como o fluxo de caixa pode ajudar a alavancar o seu negócio. Acompanhe!

Quais são os tipos de fluxo de caixa existentes?

Antes de qualquer coisa, é importante que você saiba que existem diversos tipos de controle de fluxo de caixa, cada um deles com objetivos muito específicos. Por exemplo:

  • fluxo de caixa operacional;
  • fluxo de caixa projetado;
  • fluxo de caixa direto;
  • fluxo de caixa indireto;
  • fluxo de caixa para investimentos;
  • fluxo de caixa livre.

Cada um deles prestam informações muito específicas, entretanto, para o dia a dia de um negócio, principalmente, quando pensamos na gestão de entradas e saídas da empresa, o modelo direto evidencia todas as atividades operacionais, tais como: pagamentos de fornecedores, tributos, recebimentos de vendas, entre outros.

Quais são os principais benefícios do fluxo de caixa?

Vejamos, a seguir, os benefícios que podem ser extraídos do controle de fluxo de caixa!

Informações financeiras bem estruturadas

Uma das primeiras vantagens da utilização desse tipo de gestão é a obtenção de informações financeiras bem estruturadas. Afinal, todas as entradas e saídas passarão pelo fluxo de caixa, permitindo que os gestores tenham acesso facilitado a situação financeira real e atual.

Planejamento estratégico com dados reais

Como consequência do benefício anterior, temos o planejamento estratégico com dados reais do negócio. Com isso, é possível fazer projeções para o futuro com base em informações precisas e, principalmente, que traduzam a realidade do negócio.

Pagamento de despesas dentro do prazo

A gestão de fluxo de caixa também auxilia o provisionamento de despesas, evitando que ocorra o vencimento de faturas, guias ou demais compromissos financeiros, assumidos com credores e fornecedores.

Redução de custos

Ao evitar o pagamento em atraso de suas contas, haverá uma grande economia, pois você não pagará juros e multas. Apesar desses valores serem pequenos em cada título atrasado, se somados teremos um montante considerável ao final de um período.

Controle de entradas e saídas

Outra grande vantagem que favorece em muito a alavancagem do negócio é o controle de todos os recursos que entram e saem do estabelecimento. Isso faz com que os gestores tenham em mãos todas as informações financeiras sobre o seu próprio negócio.

Informações precisas para a tomada de decisões

Como consequência desse melhor controle, você terá mais embasamento para tomar decisões. Afinal, com informações precisas e reais é mais fácil decidir sobre pontos determinantes para o futuro do empreendimento.

Decidir com base em achismos ou na expectativa e experiência do empresário pode ser extremamente prejudicial. Assim, fazer isso com base em dados reais torna as suas decisões mais assertivas.

Como implementar a gestão de fluxo de caixa?

Agora que você entendeu como a gestão de fluxo de caixa pode alavancar o seu negócio, mostraremos algumas dicas práticas para que você possa implementar esse processo de forma eficiente. Continue lendo!

Utilize um bom sistema de gestão

O primeiro passo para fazer uma gestão de fluxo de caixa eficaz é investir em um bom sistema de gestão. Atualmente, com tantas informações de acesso rápido e fácil, é praticamente impossível fazer uma boa gestão desses elementos de forma manual ou com planilhas e programas arcaicos.

Sendo assim, para inovar, você precisa contar com o apoio de um sistema de gestão que forneça esse tipo de tarefa de forma eficiente. Além de facilitar o registro de operações, ele também precisa emitir relatórios periódicos para que os gestores tenham acesso às informações financeiras necessárias para tomar decisões.

Registre todas as entradas e saídas

Outro detalhe muito importante para a gestão do caixa é o registro de todas as entradas e saídas que ocorreram na empresa no dia a dia. Esses dados são inseridos no seu sistema de gestão e servirão como base fundamental para todos os processos do negócio.

Muitos gestores ou colaboradores acabam não registrando todas as entradas ou saídas que ocorrerem, deixando de lado pequenos valores pagos ou multas e juros sobre determinadas operações. Como você já sabe, analisar apenas um título pode parecer um valor insignificante, mas todos esses títulos somados podem representar um resultado significativo ao final de um período.

Sendo assim, essa prática coloca em risco a sua empresa de duas formas. Na primeira, a gestão ficará prejudicada, pois terá informações imprecisas ou incorretas, e, na segunda, tem-se o fato de o seu caixa ser prejudicado pela falta de recursos sem que você consiga identificar o porquê.

Portanto, é fundamental que você incentive em seus colaboradores à criação da cultura de registrar exatamente todas as movimentações que ocorreram ao longo de um dia — nada pode ficar para trás ou ser esquecido.

Conte com o apoio de uma equipe especializada

Por fim, tanto a alimentação correta de dados quanto a gestão de fluxo de caixa deve ser feita por profissionais que entendem do assunto. A vantagem é que, atualmente, existem empresas que terceirizam esse tipo de atividade para prestadoras de serviços que fazem consultoria financeira.

Isso permite que a sua empresa tenha todo o conhecimento especializado sobre o assunto, evitando o gasto com a formação de uma equipe de profissionais interna, bem como, a disponibilização de um espaço físico para eles executarem suas atividades.

Para finalizar, é importante que você entenda que a gestão de fluxo de caixa de forma eficiente é essencial para administrar corretamente os recursos do seu negócio. Entretanto, é fundamental que você conte com uma equipe especializada para fazer o gerenciamento desse processo. Assim, você terá certeza de que seu caixa está em boas mãos.

Gostou destas informações? Quer continuar aprendendo sobre o assunto? Então, se inscreva em nossa newsletter para acompanhar nossos conteúdos.

Compartilhe