Compartilhar Inscreva-se

Como o escritório de contabilidade pode alavancar seu negócio

Como o escritório de contabilidade pode alavancar seu negócio

Por muito tempo a imagem que os empresários tinham de seu contador era a de que ele não passava de um emissor de guias e cobrador dos deveres que as empresas deveriam cumprir. Em outras palavras, alguém que trabalha em prol do fisco.

Nos dias atuais essa visão se ampliou para um conceito de que a função do contador não é apenas a de cobrança de tributos, mas também, de uma atuação frente às empresas para o desenvolvimento das atividades contábeis e fiscais, visando a conformidade legal. Contudo, o que muitos empresários ainda não enxergam é a gama de possibilidades estratégicas que a contabilidade em si pode oferecer como ferramenta para o excelente desempenho do negócio.

Por isso, é fundamental contar com um escritório de contabilidade que atue com profissionalismo e qualificação na prestação de seus serviços, sendo um parceiro de negócios que irá atuar para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio.

Nem sempre é simples encontrar o escritório de contabilidade ideal para seu negócio, pois hoje no mercado existem inúmeros escritórios de contabilidade que oferecem e prestam serviços diferenciados.

Assim, neste artigo, mostraremos os principais aspectos que você empresário deve avaliar na hora de contratar um escritório de contabilidade, e como esta decisão pode mudar a vida de seu negócio. Acompanhe!

A contabilidade para além do básico

Em dias atuais, onde as informações chegam com grande rapidez e com a gama de tecnologia que se tem para facilitar e agilizar processos, o fisco tem aumentado significativamente os deveres dos contribuintes em relação às informações enviadas, como também melhorado suas ferramentas de validação e cruzamento destas informações.

Por isso, os contribuintes devem cumprir de forma correta e dentro dos prazos estabelecidos legalmente, todas as suas obrigações com o Fisco, sendo que nestas, há a assinatura de seu representante legal e de seu contador, que é o responsável técnico de tudo isso.

Sendo assim, questões como cumprimento de prazos legais, conformidade nas apurações e lançamentos e arquivamento correto de documentos, não são mais diferenciais de um escritório de contabilidade, mas sim situações mínimas e obrigatórias que esse deve ter. Nesse mesmo sentido seguem os quesitos de qualificação dos profissionais atuantes, o bom atendimento ao cliente e a atualização em relação às ferramentas de trabalho.

Por isso, o empresário deve ampliar sua visão quando escolher um escritório de contabilidade e procurar por diferenciais nos serviços prestados que vão ao encontro de seu objetivo de negócio, como também que lhe auxiliem estrategicamente em suas decisões diárias. 

Agora que você empresário já conhece os serviços básicos que todo escritório de contabilidade deve ter, veja quais os diferenciais em serviços que você pode procurar para melhorar o seu negócio. Acompanhe!

O escritório de contabilidade na atuação estratégica da empresa

Como já dito anteriormente, o contador é aquele que tem a responsabilidade de executar e coordenar as atividades técnicas para que sua empresa esteja em conformidade perante o fisco. Assim, por conter todas as informações da empresa de âmbito fiscal, contábil, previdenciário e societário, o contador pode desenvolver meios e estratégias para melhorar o seu negócio, atuando de maneira consultiva à empresa.

Desta forma, um diferencial prestado é a atuação conjunta e próxima de você empresário, para criar e auxiliar em estratégias para a empresa pagar menos tributos, diminuir custos, recuperar créditos tributários, ampliar o negócio e nicho de mercado, dentre muitos outros. Em outras palavras, escolha um escritório que seja um parceiro que lhe ajude na tomada de decisões.

Outro diferencial que pode ser analisado quando da escolha do escritório contábil, é a comunicação quanto a novas leis que podem impactar diretamente no seu negócio. Esse é um diferencial que está muito ligado ao anterior, pois em sua essência, visa estar mais próximo do empresário.

Estar atualizado da legislação para o cumprimento correto dela por parte da empresa é algo essencial para qualquer escritório de contabilidade, por isso o empresário deve buscar um escritório de contabilidade que vá além disso.

Então, na hora que escolher uma contabilidade, analise aquela que lhe oferece esse serviço de uma forma diferente. Muitas vezes, há leis e normas que são criadas não com o objetivo de ampliarem os deveres e cumprimentos das empresas, mas sim de oferecerem oportunidades para melhorar sua situação. Pode-se citar como exemplo, leis que criem benefícios fiscais específicos para determinado segmento, oportunidade de regularização de débitos – os parcelamentos, alternativas de pagamento de tributos, etc.

Um escritório de contabilidade que lhes comunique sobre essas informações pode ser o diferencial do seu negócio, pois algumas delas podem ser a chave para a sua lucratividade, especialmente em se tratando de recuperação tributária

 

Um terceiro diferencial que pode ser buscado quando escolher uma contabilidade, é buscar um escritório que ofereça parcerias para demandas de outras áreas que a empresa possa ter, como por exemplo indicações de consultorias específicas – como a tributária, assessoria jurídica, suporte de sistemas, etc.

O escritório de contabilidade tendo o conhecimento de suas necessidades, pode auxiliar ainda mais a sua empresa nas tratativas de outras áreas que também são essenciais para as operações diárias.

Dispondo dessa extensão de conhecimento sobre as especificidades do seu negócio, a contabilidade pode transformar isso em algo valioso para a tomada de decisão da sua empresa. Isso é chamado de Contabilidade Inteligente.

Pela Contabilidade Inteligente são fornecidos ao empresário relatórios diferenciados e específicos, adequados ao segmento da empresa e no tempo certo. Com esse diferencial, o gestor pode antecipar problemas, tomar decisões eficientes e seguras e ampliar a visão do empreendimento.

E como contratar um escritório de contabilidade?

Tendo definido qual é o melhor escritório de contabilidade para a sua empresa, com base nos diferenciais oferecidos nos serviços prestados, cabe conversar com o responsável da contabilidade para acertarem os detalhes e firmarem todo o acordo por meio de um contrato, devidamente redigido e assinado por ambas as partes. Assim, todos os acordos ficam assegurados e se evita problemas futuros. 

Agora, se você empresário já conta com um escritório de contabilidade, mas pensa em contratar outras alternativas de serviços, deve estar atento aos procedimentos que deve efetuar na rescisão do contrato, a fim de não sair prejudicado, como também não lesar a sua contabilidade atual.

Para isso são necessários alguns passos:

  • Verificar o contrato firmado junto ao escritório contábil atual, analisando quais foram os termos acordados em caso de rescisão;
  • Verificar se há alguma pendência, seja junto ao fisco ou propriamente com o escritório de contabilidade, a fim de que sejam sanadas; e
  • Comunicar adequadamente ao escritório de contabilidade atual a sua decisão de troca, para que todo o repasse de informações ao novo escritório de contabilidade escolhido seja de forma simples e sem problemas.

Viu só como é simples?

Agora que você tem conhecimento de que escolher um escritório de contabilidade que lhe ofereça diferenciais pode ser feito de forma prática e que isso poderá alavancar o seu negócio, analise os seus objetivos enquanto empresa e opte por aquilo que lhe trará melhores benefícios.

Compartilhe