Compartilhar Inscreva-se

Contabilidade para o Produtor Rural: uma importante aliada para potencializar seus resultados

Contabilidade para o Produtor Rural: uma importante aliada para potencializar seus resultados

O crescimento do agronegócio tem contribuído para alavancar a economia do país através dos seus diversificados segmentos, seja no mercado interno ou externo. 

Diante de tal conhecimento, cada vez mais tem se verificado a importância dos empreendedores rurais buscarem um suporte para o gerenciamento das suas atividades, através de um planejamento estratégico e controle para tomada de decisões.

A atividade de um contador na área rural, além de atender as demandas com o fisco, objetiva controlar os custos e receitas do produtor rural, analisando e apresentando seus resultados para melhorar o desempenho da atividade rural.

Além disso, através das informações prestadas pelo produtor rural, uma contabilidade inteligente é capaz de definir estratégias para maximizar os lucros e resultados da atividade, planejando, orçando, organizando e orientando como administrar o patrimônio da propriedade rural.

Contabilidade para produtor rural

Quando falamos em contabilidade aplicada à atividade rural, não devemos olhar apenas para a Declaração do Imposto de Renda, uma vez que por trás de tal atividade há inúmeras obrigações acessórias que podem ser gerenciadas e otimizadas pelo contador, como veremos logo mais.

A contabilidade como ferramenta de gestão

A contabilidade rural é uma importante aliada no momento de gestão da atividade rural, proporcionando um leque de benefícios que podem ser aproveitados pelo produtor rural.

No momento em que o produtor rural estabelece e define as metas que pretende atingir na sua atividade, a presença da contabilidade será o suporte que colocará tais intenções em prática.

Além de um suporte fiscal, a contabilidade também é capaz de ajudar na modernização da gestão da propriedade, estudando novas tecnologias para que a sustentabilidade se faça presente.

contabilidade como ferramenta de gestão para produtor rural

A contabilidade é capaz de agregar nos resultados de produtividade advindos do gerenciamento das propriedades rurais. 

Como exemplos do suporte que uma contabilidade pode proporcionar ao produtor da área rural, temos as seguintes possibilidades:

  • Realizar o orçamento da propriedade, demonstrando como os recursos disponíveis podem alavancar a produtividade;
  • Estimar as despesas administrativas e custos da atividade rural;
  • Demonstrar uma previsão de vendas e dos preços relacionados;
  • Consolidar as receitas e despesas, montando o fluxo de caixa;
  • Trabalho de auditoria contábil e fiscal, com análise da cultura ou criação, bem como dos registros contábeis e demonstrações financeiras;
  • Análise de rentabilidade;
  • Implementação de melhor sustentabilidade;
  • Demonstrar possibilidades e alternativas de investimentos financeiros;
  • Controlar operacionalmente o fluxo de contas a pagar, receber, pessoal, estoque, produção, etc.

Mais ainda, uma contabilidade eficiente é capaz de realizar um planejamento tributário para os produtores rurais, visando a recuperação de créditos tributários, com um trabalho conjunto de eventual consultoria.

Vejamos algumas notícias neste sentido:

 

A recuperação de créditos pode representar uma força extra num empreendimento rural, e de grande valia para o bom funcionamento e gerenciamento da propriedade.

Possibilitando ao produtor investir o valor do crédito em máquinas, equipamentos ou benfeitorias na propriedade, ou ainda, a implementação de inovações tecnológicas para potencializar o negócio.

Outro ponto que a contabilidade rural também pode demonstrar ao produtor é a importância de uma reserva de contingência. Tal reserva é criada dentro dos limites possíveis, para eventuais perdas que a propriedade poderá sofrer diante da região que possa estar alocada, como no caso de chuva, seca, etc.

Para isso, um planejamento estratégico é elaborado, transferindo recursos disponíveis para tal reserva, visando uma projeção a longo prazo caso seja necessário a utilização dos recursos.

É importante que haja uma conscientização dos produtores rurais, entendendo que o suporte de uma contabilidade é necessário para que a administração da propriedade seja eficiente para o desenvolvimento de suas atividades.

Obrigações impostas pelo fisco ao produtor rural

Como brevemente mencionado, a contabilidade não presta auxílio exclusivamente para a Declaração do Imposto de Renda, o que por si só já é complexa.

O exercício social, disposto na Lei nº 7.450/85, que coincide com o ano calendário, não coincide com o ano agrícola, visto que esse irá se basear inicialmente no ciclo de operação da atividade rural, ou seja, desde as primeiras etapas até o final, que seria a comercialização da mercadoria, possuindo características sazonais. 

Sabe-se que os contribuintes devem manter seus registros contábeis em dia, informando suas receitas operacionais, bem como suas despesas de custeio.

Quando finalizado o ano agrícola de uma atividade rural, a contabilidade confecciona o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício da propriedade rural, bem como as demais demonstrações que forneçam informações que subsidiem a tomada de decisão. 

Além disso, há ainda diversas obrigações fiscais que devem ser cumpridas pelo produtor rural que respeitam o exercício social e são feitas pela contabilidade, como é o caso da entrega do e-Social, EFD-Reinf, DCTFWeb ou a escrituração do Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR).

Recentemente, o e-Social passou a obrigar os produtores rurais com faturamento acima de 78 milhões a declarar e transmitir as informações tributárias para a Receita Federal do Brasil – RFB, exigindo todas as obrigações num só local.

Já na EFD-Reinf, devem ser prestadas as informações referentes as retenções realizadas e informações relativas à contribuição previdenciária substituta.

A entrega da obrigação acessória da DCTFWeb irá demonstrar todas as informações de débitos e créditos tributários federais que foram reunidos nos dados apresentados ao e-Social e ao EFD-Reinf.

Há ainda a obrigação acessória para produtores rurais pessoa física chamada Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR), instituído pela Instrução Normativa nº 1.848/2018, e que, no ano de 2021, deve ser cumprida por aqueles que auferiram receita bruta superior a R$ 4,8 milhões no ano de 2020. 

Neste sentido, deve se ter em mente que o não cumprimento das obrigações acessórias poderá acarretar diferentes multas no âmbito da Receita Federal.

Além disso, a contabilidade é capaz de proporcionar o serviço de inventário rural, que consiste em mensurar o valor de cada produto objeto do patrimônio do produtor rural.

Agora que, ainda que brevemente, vimos a importância de o produtor rural contar com um profissional contábil para auxilia-lo, e sobre a importância de a propriedade rural estar sincronizada com o contador, podemos concluir que o produtor rural só tende a ganhar quando aproveitar os benefícios da contabilidade no dia a dia.

Por isso, a Dome presta todo o suporte necessário para potencializar os resultados da sua propriedade.

Se você é produtor rural, ou profissional que atua nesse ramo, entre em contato conosco para saber das soluções que podemos lhe oferecer.

Compartilhe