Compartilhar Inscreva-se

Como ter uma boa contabilidade consultiva para ampliar o seu negócio?

Como ter uma boa contabilidade consultiva para ampliar o seu negócio?

Os serviços contábeis tem passado por muitas modificações e adaptações. Os profissionais da área deixaram de ser meros “agentes do governo” ou geradores de impostos para assumirem o protagonismo no sucesso dos empreendimentos. Um exemplo disso é a contabilidade consultiva, que se refere basicamente, a um tipo de prestação de serviços contábeis que privilegia o fornecimento de informações e serviços de consultas sobre os mais variados conceitos que envolvem a contabilidade e as áreas fiscal e trabalhista.

Quer saber um pouco mais sobre este assunto? Então, convidamos a conferir esta leitura e conhecer um pouco mais sobre a contabilidade consultiva.

O que é a contabilidade consultiva?

O serviço de contabilidade consultiva nada mais é que uma interação mais frequente entre o empresário e o seu contador. Esse profissional tem o dever de acompanhar todo o desenvolvimento do negócio de modo a atender as reais necessidades da empresa e fornecer meios ao empresário que possibilitem a tomada de decisões mais eficazes, promovendo melhorias na lucratividade e em outros pontos.

O próprio termo “consultiva” nos remete a uma ideia de que o serviço contábil fornece consultas sobre os mais variados aspectos do negócio que estão relacionados com a sua gestão contábil, fiscal e de pessoal. Isso significa que o empresário pode ter as suas dúvidas solucionadas, evitando cometer erros que possam danificar a saúde financeira do seu empreendimento.

Quais são as vantagens da contabilidade consultiva?

Agora que você entendeu o que é a contabilidade consultiva, mostraremos as principais vantagens que podem ser conquistadas com esse tipo de serviço. Continue lendo!

Redução de gastos

Um dos primeiros benefícios que a contabilidade consultiva pode proporcionar é a redução de gastos. Afinal, ao ter informações precisas sobre alguns pontos do seu negócio, você evita tomar decisões equivocadas que podem gerar gastos desnecessários para o seu empreendimento.

Planejamento financeiro

O planejamento financeiro é outro ponto forte na contabilidade consultiva. O profissional da área oferecerá todo o suporte para que você possa montar um planejamento que abranja os custos da sua empresa e as despesas necessárias para a sua manutenção.

Assim, você seguirá o planejamento de forma mais eficiente, tendo maior controle sobre o fluxo de informações e evitando surpresas desagradáveis.

Incentivo ao uso das inovações tecnológicas

A contabilidade vem passando por um processo de modificação tecnológica muito grande. Há muitos anos os profissionais dessa área têm utilizado os mais modernos sistemas para ficar em dia com as novas exigências provenientes dos órgãos de fiscalização.

Com efeito disso, as empresas também acabam sendo beneficiadas, podendo utilizar parte dessa tecnologia unida aos seus próprios sistemas de gestão, evitando trabalhos extras, bem como, erros que podem ser causados por procedimentos manuais e repetitivos.

Eliminação de falhas em processos contábeis, fiscais e trabalhistas

Os procedimentos contábeis, fiscais e trabalhistas são extremamente complexos e um simples erro pode gerar multas altíssimas, causando muitas dores de cabeça aos empresários. Ao contar com um bom serviço de contabilidade consultiva essas falhas podem ser reduzidas ou, até mesmo, eliminadas por completo.

Os profissionais dessa área conhecem bem todas as rotinas que devem ser executadas ao longo do dia e atuam de forma direta no dia a dia dessas empresas, evitando que falhas causadas pela falta de informação possam ocorrer.

Mais produtividade

Outro ponto que merece destaque é o aumento na produtividade. Ter uma contabilidade consultiva permite ao empresário uma maior dedicação ao desenvolvimento das atribuições que, efetivamente, geram resultados para a sua empresa, tais como: relacionamento com clientes, vendas, compras, entre outros.

Informações precisas para a tomada de decisões

Por fim, você também terá informações mais precisas e detalhadas para auxiliar na tomada de decisões. A maior parte dos problemas enfrentados pelas empresas decorre de decisões tomadas com base em pouca informação.

A consequência disso é muito simples de ser percebida, problemas financeiros, dificuldades na execução das atividades entre outras questões que afetarão diretamente o crescimento do seu negócio.

A contabilidade consultiva utiliza todos os dados gerados pela sua empresa, executa os devidos tratamentos para transformá-las em informações de qualidade e coloca tudo isso em forma de relatórios e demonstrações contábeis passíveis de serem entendidas e interpretadas pelo gestor da empresa.

Como encontrar um escritório de contabilidade consultiva?

Além de conhecer bem o trabalho e os benefícios que a contabilidade consultiva pode oferecer a um empreendimento, é importante saber como encontrar esse tipo de prestador de serviços. Afinal, nem todo escritório tem know how e experiência para fornecer as informações e consultas necessárias para classificar esse tipo de serviço como tal.

Nesse contexto, a primeira coisa que você precisa avaliar é o tempo de mercado da empresa. Por mais que exista muita qualidade em empreendimentos contábeis novos, pode ser arriscado entregar a saúde financeira do seu negócio na mão de profissionais que ainda não têm tanta experiência, especificamente, nesse tipo de serviço.

Além disso, verifique se a empresa dispõe de canais de comunicação variados, como sites, e-mails, chat, entre outros. Isso demonstra que ela está em dia com as mais avançadas tecnologias que estão à disposição dos serviços de contabilidade.

Também é interessante buscar informações com outras empresas que já fizeram negócios com a prestadora de serviços contábeis que você pretende contratar. Ouvir a opinião de outros consumidores é fundamental para buscar insigths sobre o próprio serviço que a empresa disponibiliza, bem como, com relação à qualidade do suporte e atendimento ao cliente que ela oferece.

Por fim, é importante que você tenha em mente que a contabilidade consultiva é essencial para manter os negócios atualizados às modificações do mercado, bem como, abrindo oportunidade para potencializar o seu nível de gerenciamento, contribuindo diretamente para a sua lucratividade e crescimento ao longo dos anos.

Compartilhe
Dome Expertise Tributária

Dome Expertise Tributária