Compartilhar Inscreva-se

Contabilidade 4.0: sua empresa está preparada?

Contabilidade 4.0: sua empresa está preparada?

Com o passar dos anos, uma série de novos procedimentos contábeis foram sendo alterados. Muitos, devido a questões legais e fiscais, outros, para acompanhar essa evolução extremamente rápida que a sociedade brasileira vem passando. Com isso, surgiram uma série de novos conceitos, e um deles é o da contabilidade 4.0.

O empresário que deseja manter seu negócio atualizado precisa conhecer e ficar atento a esses mudanças. Deixar essas questões de lado pode ser extremamente prejudicial para o futuro do negócio.

Com base nisso, nesse artigo mostraremos tudo o que você precisa saber sobre o conceito de contabilidade 4.0. Acompanhe!

O que é a contabilidade 4.0?

Para entender o conceito de contabilidade 4.0 é preciso voltar um pouco no tempo e mudar o seguimento de análise. Esse termo surgiu com o processo que é conhecido como a quarta revolução industrial, que visa, basicamente, uma alteração total nos meios de produção e que utiliza a tecnologia e o trabalho integrado como premissas básica do desenvolvimento das atividades industriais.

Para tanto, as empresas passaram a utilizar tecnologias, como a Internet das Coisas e Inteligência Artificial, para garantir que seus procedimentos fossem mais eficientes, rápidos e com custos otimizados. Não demorou muito para que esse conceito fosse espalhado pelos quatro cantos do mundo e atingisse áreas totalmente desvinculadas da indústria, tais como: logística, comércio e, por fim, a contabilidade.

Na realidade, o conceito já começou a ser desenvolvido há alguns anos. Afinal, atualmente, muitas das tarefas e rotinas de um escritório ou setor contábil já contam com o auxílio da tecnologia. A contabilidade 4.0, portanto, surge como uma ferramenta para potencializar ainda mais o trabalho desse profissional, tornando a prática contábil mais eficiente e, principalmente, engajada na sua principal função: gerar informações para a tomada de decisões gerenciais.

Quais são os benefícios que Contabilidade 4.0 pode lhe proporcionar?

Algumas pessoas podem se perguntar o porquê de desenvolver essa melhoria em suas empresas. Para tanto, mostraremos neste tópico alguns dos principais benefícios que podem ser percebidos ao investir na contabilidade 4.0. Continue lendo!

Inteligência Artificial

Um dos primeiros benefícios que podem ser conquistados é a utilização da Inteligência Artificial. Essa tecnologia permite ao gestor executar diversas tarefas dentro do seu estabelecimento de forma automatizada. Porém, ela vai muito além da execução de procedimentos pré-programados.

A Inteligência Artificial é capaz de cruzar dados e informações para tomar decisões extremamente complexas, avaliando elementos que dificilmente seriam percebidos aos olhos das pessoas e, assim, tornando a gestão mais objetiva e com menor número de falhas.

Agilidade em processos

Por consequência, ao utilizar a automatização, será percebido um aumento na agilidade dos processos. Os empregados do negócio terão mais tempo para executarem outras tarefas, tendo em vista que muitos dos procedimentos manuais poderão ser eliminados e substituídos por outros automatizados.

Segurança na informação

A contabilidade 4.0 também visa uma melhora na segurança da informação, possibilitando ao gestor proteger todos os dados gerados pela empresa, evitando que eles caiam em mãos erradas e acabem gerando custos e desgastes no negócio.

Dados e informações mais precisos

A contabilidade 4.0 tem foco na geração de dados e informações precisos para o gestor. Com isso, ele poderá tomar decisões mais objetivas e evitar erros que frequentemente ocorrem devido ao simples fato de serem prejudicados por relatórios equivocados.

Informações precisas e detalhadas são classificadas por muitos empresários à preço de ouro, visto que elas são fundamentais para a tomada de decisão consistente e o sucesso do negócio, além de garantir vários insigths que podem gerar melhorias..

Otimização de custos

Por fim, a contabilidade 4.0 possibilitará ao empresário a utilização mais consciente dos seus insumos e materiais necessários para realização de suas vendas, produção ou prestação de serviços, otimizando custos e impactando diretamente no fluxo de caixa.

Quais são os principais desafios da Contabilidade 4.0?

Um dos principais desafios da contabilidade 4.0 é encontrar profissionais que, de fato, a implantem no dia a dia de trabalho. Atualmente, esse seguimento de serviço sofre diariamente com mudanças na Lei e demais cobranças por parte de órgãos de fiscalização. Consequentemente, alguns profissionais acabam não percebendo as oportunidades da implantação da contabilidade 4.0.

O efeito disso sobre as empresas se traduz na dificuldade que muitos encontram em manter seus negócios de acordo com os princípios da contabilidade 4.0. Além disso, existe certa resistência dos profissionais em se adequarem, desapegando de métodos tradicionais e ultrapassados.

Além disso, também existe o desafio tecnológico. A maioria dos processos da contabilidade 4.0 exigem a presença de ferramentas altamente avançadas e que necessitam de suporte técnico especializado para funcionarem. Apesar de existirem esses percalços, essa nova modalidade de serviço contábil é uma realidade que baterá à porta de todos os empresários em breve.

Como implementar a contabilidade 4.0 em uma empresa?

Até agora, vimos o conceito, vantagens e desafios da contabilidade 4.0. Neste tópico, mostraremos como você pode se adequar a ela e sair na frente da maioria dos empresários brasileiros.

O primeiro passo é procurar profissionais qualificados e que já estão aplicando a contabilidade 4.0. Alguns podem ter certas dificuldades nesse ponto, entretanto, é possível encontrar uma consultoria que ofereça esse tipo de serviço.

O segundo passo é o investimento em ferramentas que possibilitem a integração com os mais variados setores de uma empresa. Aqueles que já têm sistemas que proporcionam certo nível de integração podem utilizar esses mesmos, porém, devem ter em mente que eles precisam estar devidamente atualizados para atender às novas demandas que surgirão com o passar dos meses.

Também vale a pena ressaltar que essa metodologia de trabalho favorecerá as empresas, proporcionando os benefícios que mencionamos no tópico anterior, bem como melhorará os procedimentos de auditoria e fiscalização.

Como você pode perceber, a contabilidade 4.0 é um processo inovador e bastante desafiador, mas que, com certeza, proporcionará benefícios incontáveis para sua empresa, gerando crescimento sustentável e desenvolvimento com o passar dos anos.

Gostou das informações deste artigo? Se você quiser ficar ligado nas novidades que publicarmos em nosso blog, curta nosso perfil no Facebook para não perder as publicações mais recentes.

Compartilhe
Dome Expertise Tributária

Dome Expertise Tributária