Compartilhar Inscreva-se

Em quais casos uma consultoria jurídica pode salvar uma empresa?

Em quais casos uma consultoria jurídica pode salvar uma empresa?

Existem situações dentro de um empreendimento em que uma consultoria jurídica, literalmente pode salvar uma empresa. Isso pode ser afirmado com tranquilidade pelo simples fato de que esse serviço realiza trabalhos preventivos, evitando erros.

Além disso, a consultoria jurídica também visa fornecer informações precisas sobre determinados procedimentos e processos necessários dentro de uma empresa, evitando erros ou falhas devido o desconhecimento de determinados assuntos.

Neste artigo, mostraremos as principais vantagens desse tipo de serviço e como ele pode ser útil para o seu negócio nas mais diversas situações do cotidiano ou em casos específicos. Acompanhe!

Quais são as vantagens de contratar uma consultoria jurídica?

Nem sempre as empresas reconhecem a importância da contratação de uma consultoria jurídica, por isso, levantamos algumas das vantagens desses serviços para melhorar o dia a dia do seu negócio.

Redução do número de demandas

A consultoria jurídica deixa as áreas da sua empresa compliance, consequentemente, ocorre uma redução de demandas no negócio, tendo em vista que haverá sempre a observância de todas as suas obrigações legais.

Falência e recuperação judicial são a mesma coisa?

Cuidado com a Imagem da Empresa

A atuação preventiva que a consultoria irá oferecer para sua empresa irá preveni-la de se envolver em casos que possam denegrir a imagem da empresa ou até mesmo prejudicar a marca.

Avaliação de contratos

Muitos empresários, na hora de assinar um contrato, procuram modelos na internet, alteram os dados e acreditam que tudo está correto. Entretanto, ao fazer isso, seu negócio está correndo grandes riscos. Uma boa consultoria jurídica pode ajudar você na hora de revisar seus contratos e, assim, inserir todas as cláusulas necessárias para garantir a sua segurança em uma transação.

Segurança jurídica

Por fim, ao contratar uma consultoria jurídica, além de todos os benefícios mencionados, sua empresa terá uma das maiores vantagens de ter esse tipo de processo — a segurança jurídica.

Em quais situações uma consultoria jurídica pode salvar uma empresa?

A consultoria jurídica pode atuar orientando o empresário, gestores de departamentos e os demais empregados em várias questões que, se não forem observadas, podem arruinar a saúde financeira de um negócio.

Uma delas é a parte trabalhista. Muitas empresas acabam tendo prejuízo com processos judiciais pelo simples fato de descumprirem uma norma sem ao menos perceber. Sendo assim, a consultoria jurídica irá atuar de forma preventiva, orientando as pessoas que atuam no departamento responsável pelas questões trabalhista.

Entretanto, a situação em que é mais visível a necessidade de uma boa consultoria jurídica é na parte tributária. A legislação que regulamenta essas questões no Brasil é extremamente ampla, complexa e muda com frequência. Nesse contexto, é fundamental que você tenha ao seu lado pessoas qualificadas e acostumadas a lidar com esse tipo de assunto.

Uma empresa pode ir à falência em poucos meses se não observar com atenção cada um dos pontos da Legislação aplicada ao seu empreendimento. Ao atribuir a responsabilidade dessa adequação para quem entende do assunto, além de evitar gastos desnecessários, você também poderá dedicar mais tempo ao core business do seu negócio, ou seja, a sua atividade principal.

Viu como uma boa consultoria jurídica pode salvar sua empresa e permitir que ela potencialize seus ganhos? Afinal, você terá mais tempo para investir naquilo que, efetivamente, gera resultados positivos para o seu negócio, tais como: vendas, relacionamento com clientes, fornecedores, entre outras ações.

Gostou destas informações? Quer ficar por dentro de todas as novidades do nosso site? Então, assine nossa newsletter e não perca nenhum de nossos conteúdos.

Compartilhe
Dome Expertise Tributária

Dome Expertise Tributária