Compartilhar Inscreva-se

Como escolher a assessoria contábil ideal para potencializar seus resultados?

Como escolher a assessoria contábil ideal para potencializar seus resultados?

Ser um empreendedor no Brasil significa vencer muitos desafios. Diante disso, é preciso escolher uma assessoria contábil que contribua efetivamente com a empresa, visando uma vida financeira saudável.

No levantamento realizado pelo Banco Mundial, em maio de 2019, foi identificado que o Brasil ocupa a 124ª posição quanto à facilidade em fazer negócios, entre 190 países pesquisados.

A pesquisa mede o impacto das leis, regulações e burocracias no funcionamento das empresas. O estudo identificou que o Brasil melhorou em 3 dos 10 itens avaliados: abertura de empresas, registro de propriedades e nas resoluções de insolvências na Justiça.

Nesse sentido, perante a complexidade das normas tributárias brasileiras, verifica-se a importância de ter um parceiro contábil para assessorar a empresa.

Para isso destacamos abaixo as melhores maneiras de contratar uma assessoria contábil.

O que é uma assessoria contábil?

Basicamente, trata-se de um trabalho terceirizado que ficará responsável por cumprir com todas as suas obrigações tributárias, trabalhistas e contábeis. Além disso, essa prestadora de serviços também realizará a emissão de relatórios, contendo dados e informações extremamente precisos e detalhados, que servirão para a tomada de decisões estratégicas.

A assessoria contábil é uma excelente alternativa para aqueles empresários que não podem contar com um serviço de contabilidade interno devido aos altos custos que incidiria sobre essa estrutura. Tudo isso, sem perder a qualidade e de modo a atender a todas as necessidades que a empresa tem.

Por que é fundamental contar com uma assessoria de gestão contábil?

Nem sempre os empresários terão o conhecimento necessário para adotar boas práticas financeiras. Além disso, eles não têm tempo disponível, pois precisam focar o core business do empreendimento. Por isso, a assessoria contábil surge como importante forma de para assegurar que a empresa consiga atingir seus objetivos.

Com a entrega de informações confiáveis e oportunas, ela auxilia o empreendedor a melhorar o fluxo de caixa e o capital de giro. Afinal, a assessoria conhecerá o mercado do cliente para identificar os riscos e pontos de melhorias, a fim de agilizar os processos e traçar estratégias para o seu crescimento.

Como escolher uma assessoria contábil?

Ao pesquisar uma assessoria contábil, além de outras características, busque aquela que tenha familiaridade com seu ramo de atuação e domine as normas que regulamentam o mercado. Veja mais algumas orientações:

Discrição para tratar de assuntos delicados

Enquanto estiver pesquisando as assessorias contábeis, avalie se são organizações éticas. Verifique se expõem clientes antigos, se oferecem a sonegação de tributos ou desvio de dinheiro como opção, se têm posturas que entrem em conflito com a legislação, entre outros.

Parceria

Conheça as pessoas que vão gerir seu negócio. A parceria precisa ser saudável para evitar problemas e proporcionar qualidade ao trabalho que será entregue.

Organização

Verifique de que maneira a assessoria contábil trabalha para organizar, acompanhar e orientar os pagamentos. Também, analise os relatórios mensais referentes às cobranças de tributos e folha de pagamento, além de outros serviços que forem necessários à contabilidade. Conheça os modelos dos documentos para ver se são adequados à sua empresa.

Agilidade

Identifique qual a velocidade com que a assessoria buscará atender às suas necessidades. Em um mundo altamente tecnológico e veloz, seus problemas precisam ser resolvidos de maneira otimizada e descomplicada.

Ao escolher a assessoria, converse e deixe isso claro. Explique sua necessidade e verifique se essa também é uma preocupação da prestadora de serviços, evitando que o trabalho dela durante a revisão tributária ou a escolha de um regime fiscal comprometa sua eficiência.

Transparência para resolução de problemas

O relacionamento entre o empresário e o contador tem que ter muita transparência, pois isso é determinante para o crescimento do seu negócio. Tenha confiança no discurso dos profissionais, no porte da empresa, no seu empenho e seriedade. Afinal, informações importantes e até confidenciais serão trocadas entre vocês.

Quais os erros que não podem ocorrer na hora da escolha

Agora que você já sabe quais são os pontos que precisa avaliar na hora de escolher uma boa assessoria contábil, mostraremos os principais erros que acontecem nessa etapa, os quais você deve evitar ao máximo. Continue lendo!

Não buscar informações com outros clientes da empresa

Um dos primeiros erros que os empresários cometem quando vão buscar uma assessoria contábil é não buscar informações sobre ela com outros clientes. As pessoas que já contrataram a prestadora de serviço são as mais indicadas para fornecer informações sobre a forma de trabalho que ela adota.

 

Buscar sempre o menor preço

Todo empresário deve buscar a redução de gastos em seu negócio, mas isso é um assunto bastante delicado, pois o custo de certos serviços está diretamente ligado à sua qualidade. Logo, colocar o preço de uma prestação de serviços contábeis como fator principal na hora da escolha é um erro grave e que pode prejudicar severamente o seu negócio.

Você deve pesquisar por preços, mas isso não pode ser a principal forma de selecionar sua empresa de contabilidade. Em muitos casos, o valor economizado é totalmente perdido com o pagamento de multas decorrentes do serviço de baixa qualidade, bem como a falta de informações e dados essenciais para o seu negócio.

Não verificar a estrutura

É importante que essa prestadora de serviços seja capaz de atender às necessidades da sua empresa. Portanto, ela necessita disponibilizar ferramentas e soluções que sejam valiosas para seu negócio.

Esquecer dos valores e ética do escritório contábil

Por fim, é importante verificar quais são os valores éticos do escritório e do profissional da contabilidade. Infelizmente, existem empresas que se utilizam desse tipo de serviço para fraudar a legislação tributária e promover benefícios fiscais indevidos para seus clientes.

Evite negócios desse tipo, pois, a penalidade pelo descumprimento da norma legal é extremamente maior que os supostos benefícios que muitos acreditam obter por meio de fraude.

Quais são as vantagens de fazer uma escolha correta?

Mesmo com a tecnologia facilitando a gestão financeira e o cumprimento das obrigações fiscais, é importante ter uma assessoria contábil para que você consiga obter:

  • controle financeiro;
  • redução de custos tributários;
  • documentos necessários para solicitar empréstimos;
  • consultoria financeira;
  • ganho de tempo;
  • segurança nas questões trabalhistas;
  • projeções;
  • atualizações constantes.

Com essas dicas, você já sabe como escolher uma assessoria contábil para seu negócio e se manter em um mercado tão competitivo. Além disso, terá a tranquilidade de executar todas as suas atribuições, sabendo que as obrigações exigidas do seu negócio estão sendo cumpridas.

Gostou destas informações? Então, compartilhe o artigo em suas redes sociais. Assim, mais pessoas terão acesso a esse conhecimento tão valioso para o sucesso dos empreendimentos brasileiros.

Compartilhe
Dome Expertise Tributária

Dome Expertise Tributária