Compartilhar Inscreva-se

BPO ou consultoria? Saiba quando escolher cada um desses serviços

BPO ou consultoria? Saiba quando escolher cada um desses serviços

BPO ou Consultoria? Você sabe afirmar o que seu negócio necessita? Com a evolução da tecnologia, novas formas de gestão foram surgindo e, muitas delas, embasadas nas mais avançadas ferramentas.

A consultoria, já presente em muitas empresas, vem se modernizando continuamente e oferecendo inúmeras soluções estratégicas para as empresas, em contrapartida, o Business Process Outsourcing – BPO assume a proposta de focar as empresas no core business do negócio, liberando o trabalho operacional de alguns processos.

Com o efeito disso, é natural que muitas dúvidas surjam sobre esses assuntos. Pensando nisso, neste artigo você entenderá a definição de ambos os conceitos para definir aquele que melhor se adapta ao seu negócio. Acompanhe!

O que é BPO e o que é Consultoria?

BPO é a sigla utilizada para definir o termo Business Process Outsourcing, que é uma modalidade de terceirização de processos de negócio. Em outras palavras, a execução de algumas tarefas voltadas a área burocrática de um negócio, passam a ser delegadas a outras empresas. Isso permite que os gestores dediquem todo o seu foco na atividade-fim da empresa, ou seja, naquilo que, efetivamente, trará resultados para a companhia.

Por outro lado, uma atividade de consultoria é focada na formulação de soluções e diagnósticos de determinado assunto ou especialidade. Esse trabalho é desenvolvido por profissionais chamados consultores e, nesse caso, não visa a execução de uma atividade em especial, como ocorre com o BPO.

Quais são os benefícios de cada uma das modalidades?

Ambas as modalidades possuem características que você deve considerar no momento de escolher entre BPO ou Consultoria. Listamos abaixo alguns dos benefícios oferecidos por cada uma delas.

Business Process Outsourcing

Um dos primeiros benefícios do BPO é o foco na atividade da empresa, gerando a possibilidade de transferir a um terceiro a responsabilidade pela execução de determinadas rotinas, e solucionar questões burocráticas, que não interferem diretamente na prestação dos seus serviços.

Consequentemente, como você não precisará ter um departamento exclusivo para lidar com esse tipo de questão, será possível diminuir os custos e despesas operacionais da sua empresa, além de aumentar a produtividade e contar com especialistas e inovações tecnológicas para a execução dos trabalhos.

Consultoria

A consultoria, por outro lado, atua com um foco diferente, contudo, também está entre seus benefícios proporcionar o melhor resultado para a seu negócio. Isso porque será possível coletar dados e informações que serão analisadas por pessoas qualificadas e preparadas para olhar para o seu negócio de forma estratégica. Deste modo, a consultoria poderá propor ações sobre determinado assunto, buscando as melhores oportunidades e soluções para a sua empresa.

O que deve ser levado em consideração antes de contratar esse tipo de serviço?

Agora você deve estar se perguntando: afinal, o que é melhor, BPO ou Consultoria? A resposta para essa pergunta dependerá dos objetivos que você tem para com o seu negócio, bem como, das necessidades que ele possui no momento.

Se você necessita de serviços especializados para garantir um melhor potencial de vendas, prestação de serviços ou produção, pode ser mais interessante contratar um serviço de consultoria específico para a área em que se pretende desenvolver.

Por outro lado, se a sua necessidade está fundamentada na realização dos serviços burocráticos de forma correta, possibilitando que você foque mais no core business, o serviço de BPO pode ser mais adequado.

Nesse contexto, mais importante que entender a definição de BPO ou consultoria, é compreender a real necessidade do seu negócio e, a partir disso, contratar o serviço que lhe entregará o melhor resultado.

Se você quiser saber um pouco mais sobre cada um desses serviços, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas.

Compartilhe
Dome Expertise Tributária

Dome Expertise Tributária