Compartilhar Inscreva-se

Auditoria fiscal: como ela pode beneficiar a sua empresa e maximizar os resultados?

Auditoria fiscal: como ela pode beneficiar a sua empresa e maximizar os resultados?

Auditoria fiscal é um processo que ganhou muita importância dentro das organizações nos últimos anos. Com o surgimento de novas obrigações acessórias e o aumento das fiscalizações por parte dos órgãos tributantes, os empresários passaram a se preocupar mais com as questões fiscais que recaem sobre os seus empreendimentos.

Apesar disso, muitos empresários ainda têm dúvidas quanto à necessidade da adoção desse tipo de procedimento e, por consequência, acabam deixando-o de lado quando, na realidade, deveriam estar cada vez mais aderentes a ele.

Pensando na importância deste assunto, nós resolvemos escrever este artigo. Nele, você saberá tudo sobre a auditoria fiscal e como seu negócio pode ser beneficiado por ela. Acompanhe!

O que é a auditoria fiscal?

A auditoria fiscal é um procedimento que tem por objetivo colocar a organização em conformidade com todas as exigências tributárias descritas na lei. Tanto as principais, que em sua maioria estão ligadas com a apuração e o pagamento de tributos, quanto as acessórias, as quais geralmente são relativas ao envio de dados ao Fisco.

Para isso, é preciso contar com um serviço especializado, que realize o levantamento de todos os procedimentos fiscais adotados no negócio. Desse modo, é possível encontrar inconsistências que podem deixar a organização vulnerável quanto à notificações e autuações, gerando prejuízos financeiros futuros.

Quais são os benefícios que ela pode proporcionar?

Agora que você entendeu o que é uma auditoria fiscal, mostraremos as principais vantagens de sua realização. Continue lendo!

Aumento da competitividade

O primeiro benefício é o aumento da competitividade.

Embora esse tipo de procedimento ainda não seja tão comum, quando um empresário adota um processo de auditoria fiscal, ele demonstra ao mercado a sua preocupação em manter o compliance de seu negócio com as normas tributárias. Além de regularizar o recolhimento de tributos, impactando o seu preço de vendas, o que o coloca em outro patamar em termos de competitividade.

Melhor enquadramento tributário

Uma boa auditoria fiscal também avaliará os pontos necessários para colocar a sua organização no enquadramento tributário ideal. Para tanto, ela realizará os levantamentos de receitas e despesas, de modo a verificar em qual dos regimes de tributação seu negócio terá as maiores vantagens tributárias.

Redução da carga tributária

O enquadramento tributário correto está diretamente relacionado com a redução da carga dos tributos que recaem sobre o negócio. Acredite: existem organizações que pagam mais impostos e contribuições do que deveriam, pelo simples fato de estarem em um regime inadequado com sua própria realidade.

Logo, estar em um regime de tributação correto contribuirá para que a seu negócio esteja com a carga tributária adequada, evitando despesas desnecessárias, bem como cumprimento adicional de obrigações acessórias.

Tomada de decisões mais assertivas

Ao contar com o apoio de um bom serviço de auditoria fiscal, você terá mais informações em suas mãos, facilitando o processo de tomada de decisões e diminuindo a possibilidade de equívocos.

Redução de problemas com o fisco

Por fim, a auditoria fiscal também reduz a exposição da sua organização perante o fisco. A maioria das autuações e notificações dadas por esses órgãos são oriundas de procedimentos ou condutas adotados de forma inconsciente, ou seja, o empresário acaba errando ou cometendo um ato ilícito sem saber.

Afinal, a legislação tributária é muito ampla e difícil de ser compreendida. Ao contar com um bom serviço de auditoria fiscal, esse problema pode ser consideravelmente reduzido, pois esse trabalho será realizado por profissionais que, de fato, entendem do assunto.

Quais problemas podem ser enfrentados ao não contar com a auditoria fiscal?

Agora, mostraremos as principais consequências, caso você não conte com o apoio de uma boa auditoria fiscal. Confira!

Falhas na emissão de notas fiscais

Esses documentos são repletos de exigências e a inobservância delas pode fazer com que sequer sejam emitidos, ou ainda, que gerem problemas com autuações no futuro. Ao contar com um serviço de auditoria fiscal eficiente, você evita cometer essas falhas.

Falta de comprovação de transações fiscais

Outro problema muito comum em organizações em que não há um bom serviço de auditoria fiscal, é a falta de comprovação da integralidade das transações que ocorrem. Como exemplo, pode-se citar os recibos de transmissão de obrigações acessórias ou, até mesmo, o comprovante de quitação de uma guia de recolhimento de impostos.

Com a auditoria fiscal, o líder receberá as instruções necessárias para fazer a gestão desses elementos, bem como, o seu arquivamento, evitando multas que podem ser aplicadas pela perda desse tipo de documento fiscal.

Inconsistência no envio de informações ao fisco

Outro problema reduzido com um serviço de auditoria fiscal é a inconsistência no envio de declarações e demonstrativos ao fisco. Esse tipo de equívoco pode gerar multas altíssimas para uma organização e, além disso, motivar o bloqueio de suas certidões de regularidade fiscal até que o erro seja corrigido.

Formação equivocada do preço de vendas

Por fim, uma boa auditoria fiscal também evita que você forme equivocadamente seus preços de venda de produtos ou de serviços prestados.

Aqui, os tributos são um componente importante do custo de um bem vendido. Muitos gestores acabam se esquecendo desse elemento e não o inserem em seus preços de venda. O efeito disso é muito simples de ser observado, porém, nem todos conseguem perceber: o prejuízo.

O problema fica ainda pior quando esse valor negativo é absorvido por outro produto que tenha uma lucratividade melhor. Com isso, você só tomará ciência do prejuízo quando o item parar de ser vendido.

Ao adotar um procedimento de auditoria fiscal, você terá todas as informações tributárias em mãos para compor o seu preço de venda. Assim, evita que essa formação esteja equivocada e acabe gerando prejuízos no futuro.

Por fim, é importante salientar que a auditoria fiscal está diretamente relacionada com as tecnologias atuais. Com elas, tanto os órgãos tributantes têm mais facilidade para acessar os dados das organizações quanto os negócios têm mais chances de se adequar às exigências da lei.

Gostou destas dicas? Então, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais?

Compartilhe