Compartilhar Inscreva-se

O que é Consultoria Tributária?

O que é Consultoria Tributária?

Constantemente a economia brasileira passa por grandes oscilações, isso se dá, entre outros motivos, em virtude da alta carga tributária aplicada no país, a qual está entre as maiores do mundo, além de ser um sistema complexo e burocrático, que atinge diretamente a rentabilidade das companhias, que, visando sua sustentabilidade, buscam novas estratégias para se manter no mercado.

Nesse cenário, os gestores enfrentam diariamente, inúmeros obstáculos relacionados aos tributos, surgindo dúvidas no sentido de quais tributos devem ou não recolher, tornando-se inevitável obter as respostas desses questionamentos, para uma gestão eficiente. Isto porque, tais informações, quando assertivas, proporcionarão maior confiabilidade na tomada de decisões, visto que influenciam de maneira expressiva nos rumos do empreendimento, bem assim, reduzirão o risco de possíveis inconformidades com o fisco.

Após, transcorrida a fase de surgimento das dúvidas, o que o empresário busca, é uma parceria que o oriente a encontrar soluções, que estude e busque entender como as operações acontecem dentro de sua organização, conhecendo os processos e sentindo empatia ao apresentar as tão aclamadas respostas, oferecendo-lhe, além das opções mais rentáveis para o seu negócio, as que lhe proporcionam conformidade perante o fisco.

É nesse contexto que surge a Consultoria Tributária, a qual irá desenhar de forma ordenada e sistemática, os processos do negócio, vinculando a eles todos os reflexos tributários, orientando o empresário a minimizar os riscos nas operações e maximizar sua rentabilidade.

Mas afinal, o que é, e para que serve a Consultoria Tributária?

A Consultoria Tributária consiste na prestação de serviços efetuados por agentes externos à empresa, especializados no assunto a ser abordado, os quais irão explorar as operações realizadas pela atividade empresarial, bem como irão analisar, minuciosamente, os dados financeiros, fiscais e contábeis, verificando quais tributos podem influenciar na atividade, de forma estratégica.

Tais verificações, tem o objetivo de regularizar o pagamento dos tributos, diretos e indiretos, e, por consequência, reduzir o custo tributário – muitas vezes pago de forma indevida – aumentando sua performance no fluxo de caixa e, ainda, mais do que isso, prevenir eventuais autuações do fisco.

A Consultoria Tributária está ancorada em um trabalho preciso e detalhista, que busca oferecer conformidade, bem como meios e oportunidades legais para reduzir a carga tributária.
Assim, é imprescindível que as empresas tenham clareza de que uma tributação adequada, pode gerar um custo menor às suas mercadorias, tornando-as mais competitivas no mercado.

Além do exposto, entre os trabalhos prestados pela Consultoria Tributária, há as atualizações oferecidas aos parceiros, isto é, um acompanhamento das mudanças legislativas, oferecendo a correta interpretação de leis e normas regulatórias. Estando, portanto, sempre um passo à frente de possíveis questionamentos em relação ao fisco, prevenindo problemas de ordem financeira, como autuações fiscais e pagamentos de tributos indevidos ou a maior, proporcionando, assim, que os empresários atuem na administração de seus empreendimentos de forma eficiente e eficaz.

Pertinente frisar que, a Consultoria Tributária não oferece, apenas, efeitos a curto prazo, que, diga-se, são imprescindíveis, mas também proporciona uma redução de custos tributários a longo prazo, os quais trarão reflexos positivos na alavancagem do empreendimento no cenário econômico.

Portanto, a Consultoria Tributária tem, em essência, a missão de encontrar o enquadramento tributário mais adequado para seus parceiros, de modo a lhe proporcionar conformidade para com o fisco, bem como adequar seus custos tributários, para o que de fato é de obrigatoriedade do parceiro recolher.

Autora: Kailana Lamp

Compartilhe
Dome Expertise Tributária

Dome Expertise Tributária